Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Matemtica (PROFMAT) - Mestrado Profissional

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Exatas e da Terra > Matemtica > Programa de Ps-Graduao em Matemtica (PROFMAT) - Mestrado Profissional

Ttulo [PT]: O ensino de fractais no ensino fundamental
Autor(es): Rogrio da Silva Paixo
Palavras-chave [PT]:

Geometria Fractal - Ensino fundamental. Software Superlogo. Ensino de Geometria
Titulao: Mestre em Matemtica
Banca:
Luciene Parron Gimenes Arantes [Orientador] - UEM
Eduardo Michel Vieira Gomes - UTFPR
Rodrigo Martins - UEM
Resumo:
Resumo: Este trabalho prope a incluso do estudo de geometria fractal no ensino fundamental, especialmente por sua possibilidade de tornar a aprendizagem da matemtica mais significativa para os alunos. A ideia de estudar fractais e o uso de tecnologia de computador para sua construo baseia-se em: conexes com vrias cincias; deficincias da Geometria Euclidiana para o estudo de formas da natureza, desde que , em geral, apenas apropriada para formas do mundo oriundas do humano, como construes de casas, prdios, pontes, estradas, mquinas etc.; os objetos naturais so com frequncia mais complicados e exigem uma geometria mais rica, que os modela com fractais, possibilitando desenvolver projetos educacionais sobre temas transversais voltados para a compreenso de fenmenos que ocorrem nos diversos ambientes; difuso e acesso aos computadores e s tecnologias da informtica nos vrios nveis de escolarizao; existncia do belo nos fractais e possibilidade do despertar e desenvolver o senso esttico com o estudo e arte aplicada construo de fractais, entendendo-se arte como toda ao que envolve simultaneamente emoo, habilidade e criatividade; sensao de surpresa diante da ordem na desordem. Conclumos ento que os fractais so ampliaes da aplicao de conceitos matemticos que podem permitir que os alunos visualizem suas aplicaes nas artes, ou na cincia. Ainda, o uso do computador para a construo de fractais tem sido entendido como uma facilitao do acesso dos alunos tecnologia e aos programas especficos de contedo matemtico

Abstract: This work proposes the inclusion of the study of fractal geometry in elementary school, especially for its ability to make the learning of math more meaningful to students. The idea of studying fractals and the use of computer technology for its construction is based on: connections with various sciences; deficiencies of Euclidean geometry to study the forms of nature, since it is generally only appropriate for ways of coming world human, as constructions of houses, buildings, bridges, roads, machinery, etc.; the natural objects are frequently more complicated and require a richer geometry that models how fractals, allowing developing educational projects on cross-cutting issues facing the understanding of phenomena occurring in various environments; dissemination and access to computers and the information technologies at various levels of schooling; existence of the beauty in the fractals and possibility of awakening and developing the aesthetic sense as the study and art applied to the constructions of fractals, it being understood art as any action that involves both emotion, skill and creativity, sense of surprise at the order in disorder. It was concluded that fractals are an extension of the application of mathematical concepts that can allow students to visualize their applications in the arts, or science. Still, the use of computers for the construction of fractals has been understood as a facilitating student access to technology and specific programs to mathematical content
Data da defesa: 00/00/2014
Cdigo: vtls000228492
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientadora: Prof. Dr. Luciene Parron Gimenes Arantes
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Matemtica
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica) / UEM: Programa de Mestrado Profissional em Matemtica em Rede Nacional PROFMAT

Responsavel: edilson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Paixao-Rogerio-S-2014-ME.pdf
Tamanho: 4151 Kb (4250302 bytes)
Criado: 28-06-2018 11:35
Atualizado: 28-06-2018 11:37
Visitas: 104

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.