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Título [PT]: A propósito da relação fala-escrita : um estudo comparativo da organização tópica de palestras e suas retextualizações
Autor(es): Larissa Minuesa Pontes Marega
Palavras-chave [PT]:
Língua oral. Texto falado. Elocução formal. Tópico discursivo. Organização tópica. Retextualização. Língua escrita. Palestra. Análise da conversação. |
Palavras-chave [EN]:
Topical organization. Formal elocution. Lecture. Retextualization. Conversation analysis. |
Área de concentração: Estudos Lingüísticos
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Edson Carlos Romualdo [Orientador] - UEM
Ana Cristina Jaeger Hintze - UEM
Zilda Gaspar Oliveira de Aquino - USP |
Resumo:
Resumo: Nesta pesquisa privilegiamos as relações existentes entre língua falada e língua escrita, a partir de uma abordagem comparativa entre a organização tópica de elocuções formais (palestras) e de suas retextualizações escritas. Nosso corpus de análise constitui-se de três palestras do evento intitulado "VI Encontro - O negro na Universidade: o direito à inclusão", realizado em 2004, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), que foram transcritas e retextualizadas por participantes do Projeto de Ensino Banco de Dados Midiáticos da UEM. De posse desse material, estabelecemos como objetivo central deste trabalho observar se, como descreve a literatura especializada, mesmo sendo semelhantes em determinados pontos - assimetria interacional e situacional, macroestrutura organizacional, arranjo temático e composicional - essas palestras e suas retextualizações apresentam mudanças representativas no que diz respeito à topicalidade. Fundamentados nas orientações teóricas, terminológicas e analíticas da Análise da Conversação e da Linguística Textual, selecionamos o tópico discursivo como categoria de análise, tal como postulado nos estudos do Projeto Gramática do Português Falado. Para a realização de nossa proposta de pesquisa, identificamos os tópicos discursivos dos textos falados e dos textos escritos, tomando por base o princípio da centração e construímos Quadros Tópicos e tabelas explicativas que evidenciaram a organização tópica vertical e linear dos tópicos desenvolvidos. Descrevemos, também, os elementos responsáveis pela segmentação tópica das palestras: centração, inserções intertópicas, inserções intratópicas, inserções com estatuto tópico, marcadores discursivos, pausas, tópicos de transição, exemplificação, citações, marcas metadiscursivas, enunciativas, interativas, coesão textual, paráfrase resumidora; e aqueles responsáveis pela segmentação tópica das retextualizações escritas: centração, paragrafação e coesão textual. O levantamento desses dados permitiu-nos realizar a comparação da topicalidade descrita nas palestras com a topicalidade encontrada nas retextualizações. Em nossa análise comparativa, constatamos que houve, de fato, mudanças na organização tópica desses textos, com redução, substituição, eliminação, adaptação, reordenação e movimentação interna de tópicos. O processo de retextualização investigado revelou também alterações nos níveis sintático, semântico e lexical.
Abstract: In this research we privileged the existing relations between the oral language and written language from a comparative approach between topic organization of formal elocution (lectures) and its written retextualizations. Our analysis corpus is constituted by three lectures of the event entitled "VI Encontro - O negro na Universidade: o direito a inclusão" (VI Meeting - The black man in University: the right of inclusion), that were transcribed and retextualized by UEM Teaching Project Midiatic Data Bank participants. Having this material, we stablished this work central objective: to observe if, as described by specialized literature, even similar in some points - international and situational assimetry, organizational macrostructure, thematic and compositional arrangement - these lectures and their retextualizations present representative topicality changes. Based on theoretical, terminological and analitic orientation of Conversation and Textual Linguistic Analysis, we selected the discursive topic as analitic proposed category of this work, such as postulated at Spoken Portuguese Project studies. To realize this research proposal, we identified discursive topics of spoken and written texts, basing on the centration principles, we built Topic Charts and explain tables that evidenced the vertical and lineal organization of the developed topics. We described, as well, the responsible elements for lectures topic segementation: centration, intertopic insert, topic statute insert, discursive markers, rests, transition topics, exemplifications, citations, metadiscursive, enunciative and interative marks, textual cohesion, summarizer paraphrasis; and the responsible for topic written retextualization segmentation: centration, paragraphation, textual cohesion. Data raising allowed us to realize the topicality comparation described in the lectures with found topicality in the retextualizations. In our comparative analysis, we found that there were, in fact, changes at the topical organization of these texts: reduction, substitution, elimination, adaptation, reordenation and internal topics movement. The investigated retextualization process of this job revealed several level alteration as well: semantics, lexical and syntatical. |
Data da defesa: 14/09/2009
Código: vtls000180267
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2009
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Edson Carlos Romualdo
Notas Gerais: Os DVDs estão armazenados no Setor de Periódicos
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Letras
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras |
Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: lmpmarega.pdf
Tamanho: 1405 Kb (1438568 bytes)
Criado: 20-09-2010 08:31
Atualizado: 20-09-2010 08:51
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