Resumo: O presente estudo tem como intuito verificar como se forma o pensamento estratégico dos gestores de uma amostra de indústrias, da cidade de Londrina, cadastradas na FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná). Inicialmente os procedimentos envolveram uma revisão da literatura sobre estratégia. Com base na revisão da literatura foi elaborado um questionário onde se buscava identificar primeiramente a existência de um processo claro de planejamento. O questionário buscou ainda identificar o modo de desenvolvimento da estratégia, utilizando-se da classificação destacada por Mintzberg (1973). Também foram inseridos no questionário variáveis relacionadas aos modelos de orientação estratégica apresentado por Costa e Almeida (2007) e por fim questões que buscavam verificar as variáveis consideradas inibidoras e propulsoras do pensamento estratégico. Foram aplicados 61 questionário onde se realizou uma análise descritiva dos dados, inclusive com alguns cruzamentos. Dos resultados apresentados destaca-se que 72% dos respondentes concordam que existe um processo claro de planejamento na empresa. Constatou-se também que o perfil de estrategista mais presente foi os de empreendedores e planejadores. Para os modelos de orientação estratégica os modelos Coativo e Proativo apareceram em maior grau em relação ao modelo Reativo. Por fim os empresários concordam que os benefícios das variáveis propulsoras do pensamento estratégico sobressaem-se às variáveis inibidoras.
Abstract: The present study intends to verify how forms the strategically thought of managers in a sample of industries in Londrina, registered in FIEP (Industries' Federation of the State of Paraná). Initially the procedures involved a review of literature about strategy. Based on a review of the literature a questionnaire was elaborated and it sought first identify the existence of a clear planning process. The questionnaire also sought identifying the mode of strategy development, using the classification highlighted by Mintzberg (1973). Variables related types of strategic direction and presented by Costa Almeida (2007) were also included in the questionnaire and finally issues that sought to verify variables considered inhibitors and propulsion of strategic thinking. Sixty-one questionnaires were applied. Of the results presented distinguish that 72% of respondents agree there is a clear process of planning for the company. It was also discovered that the most common strategist profile were entrepreneurs and planners. For models of strategic direction, Coative and Proactive models appeared in greater degree on Reactive model. Finally businessmen agree that variables benefits propulsion of strategic thinking stands out inhibitory variables. |