Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras

Início > Dissertações e Teses > Lingüística, Letras e Artes > Letras > Programa de Pós-Graduação em Letras

Título [PT]: Leitores e leituras de Harry Potter : a recepção da série no meio virtual
Autor(es): Elaine Cristina Amorin
Palavras-chave [PT]:

Cibercultura. Literatura. Leitura. Inovações tecnológicas. Literatura e hipertexto. Literatura e a internet. Magia na literatura. Meio virtual. Fan fiction. História e crítica. Recepção. Harry Potter. J. K. Rowling. Práticas de leitura. Fanfics. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Reception. Harry Potter. Cyberculture. J. K. Rowling. Reading practices. Fanfictions. Brazil.
Área de concentração: Estudos Literários
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Vera Helena Gomes Wielewicki [Orientador] - UEM
Alice Áurea Penteado Martha - UEM
João Luis C. T. Ceccantini - UNESP
Resumo:
Resumo: O presente trabalho surgiu a partir da constatação de dois fenômenos mundiais: o sucesso global da série de livros Harry Potter, de autoria da britânica J.K. Rowling, e o crescente uso e influência do meio virtual nos hábitos cotidianos da atual sociedade. Verificou-se, assim, por meio da Estética da Recepção, como ocorre a recepção dos livros de Rowling na cibercultura, através da análise de comunidades virtuais cadastradas no site de relacionamentos Orkut, de questionários enviados a leitores-virtuais participantes de tais comunidades e de hiperficções literárias que tratam do menino-bruxo. Após pesquisa exploratória, verificou-se que são inúmeras as comunidades virtuais e os sites de hiperficção literárias que tratam de Harry Potter, o que ocasionou a seleção de duas comunidades: Harry Potter Brasil e Eu adoro ler Harry Potter e a do site de hiperficção literária Aliança 3 Vassouras, para examinar como se dão as discussões e criações literárias nesses espaços virtuais. Dessa maneira, foram averiguados os tipos de práticas de leitura realizadas, sendo possível observar que os leitores demonstraram liberdade para criar as próprias significações sobre a série. Constatou-se que, tanto nas comunidades virtuais quanto na criação de fanfics os fãs de Harry Potter buscam se identificar com a obra que lêem, assim como, possibilidades de expor as próprias considerações deles sobre as aventuras do jovem bruxo. Em vista da análise empreendida, constatou-se que o presente trabalho poderá ainda abrir caminho para novos estudos que utilizem a cibercultura como aliada na discussão e formação de leitores críticos, desfazendo, assim, sua caracterização negativa como meio alienador.

Abstract: This research came out from the observation of two global phenomena: the global success of Harry Potter series, by Britannic authoress J.K. Rowling, and the increasing use and influence of the virtual environment in daily habits of present society. Thus, the purpose of this study is to verify the reception of Rowling's works, through the Aesthtics of Reception, in cyberculture by analyzing virtual communities registered on the social networking service site Orkut, questionnaires sent to virtual readers participants of such virtual communities, and literary fanfictions which deal with the wizard boy. After exploratory research, it was verified that there are uncountable virtual communities and sites of literary fanfiction about Harry Potter, which led to the selection of two communities: Harry Potter Brasil and Eu adoro ler Harry Potter (I love reading Harry Potter) and the site of literary fanfiction Aliança 3 Vassouras (The Three Broomsticks), in order to verify how the discussions and literary creations in such virtual spaces happen. Therefore, it was investigated the types of practices of reading which became possible to observe that the readers had freedom to create their own meanings about the series. So, both in virtual communities and in fan fictions, fans of Harry Potter, try to identify themselves with the book, as well as opportunity to expose their own considerations of the adventures of the young wizard. With the undertaken analysis, it was confirmed that this research may also open path for new studies which use the cyberculture as support for discussion and formation of critical readers, by undoing its negative characterization as something that provokes alienation.
Data da defesa: 28/09/2009
Código: vtls000180262
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2009
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Vera Helena Gomes Wielewicki
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Letras
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: ELAINE CRISTINA AMORIN.pdf
Tamanho: 2678 Kb (2742193 bytes)
Criado: 05-10-2010 09:43
Atualizado: 05-10-2010 09:53
Visitas: 1458
Downloads: 23

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.