Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: Políticas educacionais e escolas rurais no Paraná : 1930-2005
Autor(es): Edson Bareiro
Palavras-chave [PT]:

Escolas rurais. Educação rural. História. Política e educação. Êxodo rural. Ensino rural. Políticas educacionais. Dinâmica populacional. Paraná (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Rural schools. Rural Exodus. Teach Rural. Educational Politics.
Population Dynamics. Paraná. State. Brazil.
Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e Matemática
Banca:
Maria das Graças de Lima [Orientador] - UEM
Ruth Youko Tsukamoto - UEL
Polônia Altoé Fusinato - UEM
Resumo:
Resumo: Este trabalho trata das escolas rurais no Paraná, como estão estruturadas e a sua situação ao longo do século passado e qual a sua tendência atualmente. Apresenta uma retrospectiva histórica sobre as políticas públicas e as discussões em cada período histórico sobre o tema educação rural no Brasil e no Estado do Paraná. Mostra que no Brasil as políticas voltadas para as escolas rurais estiveram sempre atreladas às crises pelas quais passou o campo no país, seja o êxodo rural, a modernização da agricultura e a pressão dos Movimentos Sociais em busca da Reforma Agrária. No Estado do Paraná as escolas rurais foram sendo implantadas a medida que as frentes pioneiras de colonização avançavam na região Norte e Sudoeste, nas outras regiões de colonização mais antiga já havia inúmeras escolas, a partir da modernização da agricultura, ocorre além da mudança de cultura agrícola, uma alteração na estrutura fundiária no Estado e provoca um intenso êxodo rural invertendo a situação de domicílio da população que anterior a esse processo era rural. As escolas rurais passam por um processo de extinção que chega ao nossos dias, as iniciativas para oferecer a população que continua no campo paranaense o acesso a educação estão no transporte escolas para a cidade e na nucleação de antigas escolas rurais isoladas, além de iniciativas de ONGs e Movimentos Sociais.

Abstract: This paper treats of the rural schools in Paraná, as they are structured and your situation along last century and which your tendency now. Presents a retrospective one historical on the public politics and the discussions in each historical period on the theme rural education in Brazil and in the State of Paraná. He/she/you shows that in Brazil the politics gone back to the rural schools they were always harnessed to the crises by the which it passed the field in the country, be the rural exodus, the modernization of the agriculture and the pressure of the Social Movements in search of the Agrarian Reform. In the State of Paraná the rural schools went being implanted the measure that the pioneering fronts of colonization moved forward in the North and Southwest area. In the other areas of older colonization there were already countless schools, starting from the modernization of the agriculture, it happens besides the change of agricultural culture, an alteration in the structure of the country in the State and it provokes an intense rural exodus inverting the situation of home of the population that was rural previous to that processo The rural schools go by an extinction process that arrives at our days, the initiatives to offer the population that continues in the field paranaense the access the education are at the transport schools for the city and in the nucleation of old isolated rural schools, besides initiatives of ONGs and Social Movements .
Data da defesa: 12/03/2007
Código: vtls000164871
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2007
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Maria das Graças de Lima
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2007_ EDSON BAREIRO.pdf
Tamanho: 3674 Kb (3762134 bytes)
Criado: 14-10-2010 11:49
Atualizado: 14-10-2010 11:58
Visitas: 1778
Downloads: 60

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.