Resumo: O editorial caracteriza-se, de forma geral, por ser o texto no qual a empresa jornalística veicula sua opinião oficial sobre os mais diversos temas. O objetivo deste trabalho é investigar a formulação da opinião no editorial do jornal Gazeta do Povo e verificar se o discurso relatado desempenha papel relevante em sua constituição. Analisando a funcionalidade das citações na construção dos textos, procuramos mostrar também que as formas de retomada de vozes alheias proporcionam um diferencial na elaboração do editorial do periódico. Nosso corpus de análise é formado por quarenta e um editoriais que abordam a temática do crescimento econômico brasileiro, publicados no período de 01/06/2004 a 29/01/2006. A partir dos estudos da enunciação e da linguagem jornalística, a avaliação do discurso relatado é feita pelo levantamento das incidências de discurso direto, discurso indireto, comentário sobre a fala, aspas, verbos dicendi e discurso segundo, levando em conta sua função na construção do texto. Os resultados de nossa pesquisa demonstraram que há na mídia imprensa uma nova perspectiva de construção do editorial. Embora o corpus apresente uma minoria de editoriais (sete) que atende ao modelo proposto pelos manuais de redação e estilo dos jornais brasileiros, a maioria (trinta e quatro) confirma o uso do discurso relatado na formulação da opinião como uma inovação desse gênero textual, visto que esse discurso funciona como âncora para a opinião que o editorialista pretende veicular.
Abstract: Editorials, as a rule, are texts by which the newspaper board propagates its official opinion on a wide range of themes. The formulation of opinions in editorials of the newspaper Gazeta do Povo and whether discourse has an important role in its constitution are analyzed. Through the analysis of the functionality of quotes in text construction current research shows that the forms of other voices differentiate the elaboration of the newspaper's editorials. Forty-one editorials on Brazilian economical growth, published between June 1 2004 and 29 January 2006, make up current research corpus. Discourse is evaluated as from the analysis of the enunciation and journalistic language through a survey of incidences in direct speech, indirect speech, second discourse, commentary on discourse, inverted commas and dicendi verbs within the context of their function in the text construction. Results show that in newspaper media there is a novel perspective in the construction of editorials. Although the researched corpus represents few editorials (a mere seven) that fit the model suggested by essay and style handbooks of Brazilian newspapers, most (thirty-four) foreground the use of the discourse in the formulation of opinion as an innovation in current textual genre. This discourse actually underpins the opinion that the editorial writer wishes to convey. |