Dúvidas e sugestões
|
Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras
Início > Dissertações e Teses > Lingüística, Letras e Artes > Letras > Programa de Pós-Graduação em Letras
Título [PT]: O conceito de leitura da Prova Brasil
Autor(es): Ângela Francine Fuza
Palavras-chave [PT]:
Prova Brasil. Matriz de Referência. Leitura. Conceito. Linguística da Enunciação. Princípios teóricos. Linguística Aplicada. Perspectiva sócio-histórica. Ensino-aprendizagem. Brasil. |
Palavras-chave [EN]:
Reading concept. Prova Brasil. Reference matrix. Brazil. |
Área de concentração: Estudos Linguísticos
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Renilson José Menegassi [Orientador] - UEM
Raquel Salek Fiad - UNICAMP
Marilurdes Zanini - UEM |
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa, vinculada ao Grupo de Pesquisa "Interação e escrita" (UEM/CNPq- www.escrita.uem.br) e ao projeto de pesquisa "Práticas de avaliação de leitura e a formação do leitor", da Universidade Estadual de Maringá, subsidiada pelas teorias sobre leitura, a partir dos princípios teóricos da Lingüística da Enunciação, da Lingüística Aplicada e da perspectiva sócio-histórica de ensino-aprendizagem, através da concepção interacionista de linguagem, tem o objetivo de compreender como o conceito de leitura e suas características subsidiam a Prova Brasil. Com o levantamento dos aspectos ligados à leitura apresentados pela Matriz de Referência, constata-se o foco na leitura como interação, considerando-a como processo. Ao observar cada um dos Tópicos, verificou-se que todos avaliam a leitura. Todavia, o primeiro deles - Procedimentos de leitura - foca, em seus descritores, o estudo da leitura como processo, enquanto os outros se voltaram, por exemplo, para o gênero, para a intertextualidade, para a coerência e a coesão no processamento do texto e para o uso de recursos expressivos e efeitos de sentido. Logo, selecionou-se o Tópico I da Matriz de Referência do Saeb, denominado Procedimentos de Leitura, para a realização da análise, destacando-se cada um dos descritores, juntamente com uma amostra representativa do que seriam atividades de leitura. A partir da análise dos descritores e de seus comandos de leitura, constatou-se a visão de leitura como interação, tanto nos documentos oficiais que subsidiam a construção da Prova Brasil, quanto em seus comandos avaliativos de leitura, promovendo-se o trabalho com a leitura de forma processual, partindo de seus níveis superficiais até alcançar seus níveis mais complexos.
Abstract: Current research is linked to the Research Group "Interaction and Writing" (UEM/CNPq- www.escrita.uem.br) and to research project "Evaluation practices in reading and reader's formation", developed at the State University of Maringá PR Brazil. It is underpinned by theories in reading derived from the theoretical principles of Enunciation Linguistics, Applied Linguistics and the social and historical perspective of teaching-learning through the interaction notion of language. Research aims at understanding the manner the concept of reading and its characteristics buttress the nationwide schooling evaluation called "Prova Brasil". A survey of aspects linked to reading and presented by the Reference Matrix was undertaken. Focus on reading as interaction and perceived as a process has been verified. After analyzing each and every Topic it has been verified that all evaluate reading. However, according to the keywords, the first Topic, Reading Procedures, focuses on reading as a process, whereas other concentrate on genre, intertextuality, coherence and cohesion in text processing and the use of expressive resources and meaning effects. Topic One of the National Evaluation System of Fundamental Education's Reference Matrix, called Reading Procedures, was chosen for analysis, with special reference to one of the keywords and a representative sample of what would be reading activities. Analysis of keywords and reading features revealed reading as interaction in official documents that underpin the construction of the "Prova Brasil" and reading's evaluation features. From the most superficial levels to its most complex ones, reading as a process was thus highlighted. |
Data da defesa: 04/08/2010
Código: vtls000180869
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2010
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Renilson José Menegassi
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Letras
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras |
Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: affuza-1.pdf
Tamanho: 919 Kb (940681 bytes)
Criado: 05-11-2010 09:05
Atualizado: 05-11-2010 09:31
Visitas: 1406
Downloads: 21
[Visualizar] [Download]
Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.
|