Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: A utilização da experimentação no ensino de física : modelando um ambiente de aprendizagem
Autor(es): Michel Corci Batista
Palavras-chave [PT]:

Física. Experimentação. Ensino e aprendizagem. Modelagem matemática. Metodologia. Ensino de física. Ensino fundamental. Maringá. Paraná (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Education. Experimentation. Mathematic modeling. Physics teaching. Maringá. Paraná. State. Brazil.
Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e Matemática
Banca:
Polônia Altoé Fusinato [Orientador] - UEM
Lilian Akemi Kato - UEM
Odete Pacubi Baieri Teixeira - UNESP
Marcos Cesar Danhoni Neves - UEM
Resumo:
Resumo: Este trabalho discutiu alguns aspectos da Modelagem Matemática no ensino e aprendizagem de Ciências no ensino fundamental como ferramenta que conduz o aluno a uma aprendizagem efetiva dos conteúdos de Matemática e Física além de promover a interdisciplinaridade e contribuir para a formação sócio político dos estudantes transformando-os aptos a exercer a cidadania. Para isto o mesmo relata situações de envolvimento e aprendizagem dos personagens participantes da pesquisa - o professor-pesquisador e sua turma composta de 19 alunos da oitava série do ensino fundamental de uma escola privada do município de Maringá/PR - em contato com atividades desenvolvidas em sala de aula e norteadas pela Modelagem Matemática. Utilizou-se a Modelagem Matemática como ambiente de ensino e de aprendizagem. Trata-se, portanto, de uma pesquisa-ação, cujo objetivo foi o de registrar, compreender e interpretar, a partir de ações dos personagens, situações de envolvimento dos estudantes com a atividade proposta. Os dados apresentados nessa investigação foram obtidos e registrados através de observações, dados documentais e questionários respondidos pelos alunos. E após sua análise concluiu-se que o ambiente de aprendizagem proporcionado pela Modelagem Matemática proporcionou aos alunos um aprendizado mais eficiente, visto que os conduziu ao estabelecimento de uma conexão entre a Física a Matemática e situações cotidianas, bem como possibilitou aos aprendizes uma reflexão sobre aspectos sociais, políticos e econômicos dos conteúdos presentes nas atividades vivenciadas.

Abstract: The present work discusses some aspects of Mathematic Modeling at teaching and learning Sciences at the Basic School as a tool for conducting the student to an effective apprenticeship on Mathematic and Physics' contents, furthermore promoting interdisciplinarity and contributing to the future citizen's critical conscience and formation. For achieving that, this work reports learning and envelopment situations of the participating characters' the researching teacher; and his team composed by nineteen 8th grade basic school students from a private school in Maringá/PR - in contact with the activities developed in class, in which the Mathematic Modeling was used as a leaning and teaching environment. Therefore, this work consists of an action research, that had as a goal registering and understanding, from the characters' actions, situations of envelopment and learning. The results shown at this investigation were registered by observation, documenting and questionaire and after analysis, coming to the conclusion that Mathematic Modeling made possible that the students had a better apprenticeship, since it conducted them to establish a connection between Physics, Mathematic and everyday situations as well to a meditation about social, political and economical aspects from the contents focused at the activities.
Data da defesa: 30/03/2009
Código: vtls000180901
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2009
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Polônia Altoé Fusinato
Co-Orientador: Prof.ª Dr.ª Lilian Akemi Kato
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2009_Dissertação MICHEL BATISTA CORCI.pdf
Tamanho: 2556 Kb (2617393 bytes)
Criado: 10-11-2010 08:47
Atualizado: 10-11-2010 09:56
Visitas: 1589
Downloads: 48

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.