Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: As influências afetivas no ensino e aprendizagem de matemática
Autor(es): Evelyn Rosana Cardoso
Palavras-chave [PT]:

Matemática. Ensino. Afetividade. Manifestações de emoções. Ensino fundamental. Emoções. Ambiente escolar. Psicologia educacional. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Emotions. Affectivity. Teaching of mathematics. Basic education. Brazil.
Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e Matemática
Banca:
Valdeni Soliani Franco [Orientador] - UEM
Edna Maura Zuffi - USP
Rui Marcos de Oliveira Barros - UEM
Ana Maria Teresa Benevides-Pereira - UEM
Resumo:
Resumo: Este trabalho relata um estudo sobre a importância da dimensão emocional no ambiente escolar no ensino de Matemática. O objetivo da pesquisa foi observar as manifestações de emoções presentes, em alunos de 5ª série nas suas respostas a um questionário aberto e durante entrevista semi-estruturada, gravadas em áudio, para detectar possíveis conseqüências em seus aprendizados. Participaram da pesquisa nove alunos da 5ª série de uma escola pública do interior do Paraná. Observa-se que os respondentes manifestaram sentimentos vinculados à Matemática e à figura dos professores. Os professores de Matemática foram mencionados como pessoas diferenciadas. A facilidade ou não com a matéria foi relacionada com a capacidade intelectual, referenciada por alguns como tendo "cabeça boa". Expressaram também o desejo de que o professor desse uma atenção mais individualizada para explicar o que não se compreendeu direito.

Abstract: The importance on the emotional stance within the school environment in the Mathematics class is provided. Current research reports manifestations of emotions in students of the fifth grade of the primary school in the context of their responses to an open questionnaire and during a half-structured recorded interview so that possible consequences in learning could be detected. Nine students of the fifth grade of a government school in the state of Paraná, Brazil, were the subjects of current research. Whereas students manifested their feelings with regard to Mathematics and the Math teachers, the latter were thought to be differentiated people. Facility or difficulty in deal with Mathematics was related to intellectual capacity which was defined by some as "mart intelligence." The participants also desired that the teacher gave more individual attention to students who failed to understand the lesson thoroughly.
Data da defesa: 2010
Código: vtls000180956
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2010
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Valdeni Soliani Franco
Co-Orientador: Ana Maria Teresa Benevides-Pereira
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: EVELYN ROSANA CARDOSO.pdf
Tamanho: 529 Kb (541289 bytes)
Criado: 11-11-2010 09:47
Atualizado: 11-11-2010 09:53
Visitas: 1588
Downloads: 45

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.