Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: Análise da formação continuada de professores mediante participação em um grupo de estudos/discussão de física moderna e contemporânea
Autor(es): João Ricardo Neves da Silva
Palavras-chave [PT]:

Formação continuada de professores. Física moderna. Autonomia docente. Reflexão-na-ação.
Palavras-chave [EN]:
Teachers' Continuing Education. Modern Physics. Reflection-in-action. Autonomy.
Área de concentração: Ensino de Ciência e Matemática
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e Matemática
Banca:
Polônia Altoé Fusinato [Orientadora] - UEM
Lizete Maria Orquiza de Carvalho - UNESP
Antonio Medina Neto - UEM
Resumo:
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar o papel da participação de professores em dois grupos de estudo/discussão de tópicos de Física Moderna e Contemporânea na formação de características recomendadas pelos referenciais teóricos que sistematizam os trabalhos de formação de professores, baseando-se na hipótese de que grupos de estudo/discussão podem surtir um efeito bastante significativo na formação continuada dos professores, principalmente quando são tratados assuntos novos para estes, tais como os de Física Moderna e Contemporânea. Os grupos estudados funcionam nos estados de Paraná e São Paulo, uma vez que são grupos que possuem a mesma metodologia de trabalho, porém com características diferentes. A partir das técnicas da Análise Textual Discursiva, foi possível categorizar os relatos dos professores em um diário de reunião, a partir dos quais os discursos foram desconstruídos em busca das características propostas pelos referenciais teóricos como importantes aos docentes em Ciências. Com esta pesquisa, pôde-se concluir que a metodologia de estudos/discussão pode surtir efeitos bastante importantes no que concerne à aquisição de características de reflexão-na-ação e autonomia por professores que participam das discussões, além de promover uma importante discussão sobre as aproximações teóricas e práticas existentes entre as concepções de reflexão-na-ação e de autonomia docente e também provocar uma mudança na visão que estes têm sobre a importância do estudo em grupo e sobre a importância da atualização do currículo de Física.

Abstract: The aim of this study is to investigate the role of teachers' involvement in groups of study/discussion of Contemporary and Modern Physics topics in the formation of characteristics recommended by theoretical referentials which systematize the work of teachers' education. It is based on the assumption that study groups / discussion can have a very significant effect on teachers' continuing education, mainly when new subjects are dealt for these, such as Contemporary and Modern Physics. The studied groups operate in Parana and São Paulo states, as they are groups which have the same work method, besides different characteristics. From Discourse Textual Analysis techniques, it was possible to categorize the teachers' reports in a meeting diary, in which the discourse was deconstructed in search of the characteristics proposed by theoretical referentials as important for teachers in science. Through this research, it can be concluded that the study / discussion methodology may have rather important effects regarding the acquisition of reflection-in-action and autonomy characteristics by teachers who are involved in the discussions, apart from promoting an important discussion about the theoretical and practical approaches between the reflection-in-action concepts and teacher autonomy and also led to a change in the teachers' vision about the study in group and the upgrading Physics curriculum importance.
Data da defesa: 22/12/2010
Código: vtls000182436
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2010
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Polônia Altoé Fusinato
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino da Matemática

Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2010 João Ricardo Neves da Silva.pdf
Tamanho: 2365 Kb (2421259 bytes)
Criado: 28-03-2011 07:47
Atualizado: 28-03-2011 08:10
Visitas: 1454
Downloads: 30

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.