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Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras

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Título [PT]: A presença do cordel na literatura infantil : um estudo sobre Lampião & Lancelote, de Fernando Vilela
Autor(es): Melissa Santana Nestorio Pizani
Palavras-chave [PT]:

Literatura de Cordel. Lampião & Lancelote. Literatura infantil. Cordel. Teoria do efeito. Literatura infantil brasileira. Novela de cavalaria. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Children’s Brazilian Literature. Folk Song Literature. Effect Theory. Lampião. Lancelote. Brazil.
Área de concentração: Estudos Literários
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Rosa Maria Graciotto Silva [Orientador] - UEM
Mirian Hisae Yaegashi Zappone - UEM
Renata Junqueira de Souza - Unesp
Resumo:
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo a análise da obra premiada Lampião & Lancelote, de Fernando Vilela, que traz o cordel em sua composição, abordando a posição do leitor diante do texto e questões sobre esse tipo de literatura que, sendo impressa, carrega marcas da oralidade, evoca o lúdico e a cultura popular. Embora considerada uma das nossas mais importantes heranças culturais da Península Ibérica, apesar da grande bibliografia crítica e da vasta produção de folhetos, acredita-se que a Literatura de Cordel continua, em boa parte, desconhecida do grande público. A pesquisa se justifica em decorrência das poucas produções e estudos sobre o cordel voltado para o público infanto-juvenil. O referencial teórico utilizado na análise empreendida foi o da Estética da Recepção e da Teoria do Efeito, as quais concebem o leitor como agente responsável em dar vida ao texto no processo de leitura, atribuindo-lhe significados. As concepções abordadas da teoria que subsidiam o presente trabalho são as que analisam os efeitos que o texto literário provoca no leitor e, por deflagrar uma intensa interação entre ambos, enriquece e alarga o horizonte de expectativa deste, promovendo reflexões. Os resultados da pesquisa demonstram que Lampião & Lancelote constitui-se numa importante e significativa obra de difusão do cordel para o público infanto-juvenil, além de sua inquestionável qualidade estéticoliterária, que assegura uma participação ativa do leitor e contribui de forma emancipatória na sua formação. O cordel é apresentado na obra no emprego de seus recursos composicionais e estilísticos, tais como: métrica, marcas da oralidade, título instigante, duelo, relação de sentido entre as palavras rimadas, dentre outros. Mas, além desses, traz aspectos que atestam sua originalidade. A intensa relação entre texto e imagem e as sentenças características das novelas de cavalaria se constituem em tais aspectos. As xilogravuras, ilustrações a partir de entalhes em chapas de madeira, criadas pelo próprio autor, nas cores cobre, para indicar o universo de Lampião, e prata, o universo de Lancelote, estabelecem uma relação de sentido na qual não há texto autônomo de um lado e ilustração de outro. O suspense, magia, humor, fantasia e maravilhoso presentes no duelo entre cavaleiro, Europa medieval, e cangaceiro, sertão nordestino, promove a mediação com o leitor. A linguagem, evidenciada pelo caráter lúdico, também se constitui num fator importante de mediação. Assim, por não possuir o intuito didático-pedagógico, mas permitir ao leitor criar representações e adotar o próprio ponto de vista, a obra Lampião & Lancelote, na abordagem da Literatura Infantil e da Literatura de Cordel, reflete sua contemporaneidade.

Abstract: Current research analyzes Fernando Vilela's Lampião & Lancelote which includes folk song in its composition. The reader is interpellated by the text and provoked by issues referring to this type of literature which, albeit in print, develops orality, playfulness and popular culture. Although Folk Song Literature is one of our most important cultural heritages hailing from the Iberian Peninsula and in spite of its publications in booklets and the vast critical bibliography produced, it is actually almost ignored by the general public. Research is justified by the few productions and analyses on Folk Song Literature directed to the children and to young people. The Aesthetics of Reception and the Effect Theory, which treat the reader as a responsible agent who gives life and significance to the text, within the reading process, are the basis of current investigation. The theoretical concepts that underlie current research are those that analyze the effects that the literary text stimulates the reader. Since an intense relationship exists between the two poles, expectations are not merely enriched and deepened but also promote reflections. Results show that Lampião & Lancelote is an important and meaningful literary work, featuring unquestionable aesthetic and literary quality, spreading Folk Song Literature among children and young people, which warrants the active participation of the readers and contributes in their emancipatory formation. Besides its originality, Folk Song features such compositional and stylistic resources as meter, orality, captivating title, duels, meaning relationship among the rhyming words and others. The deep relationship between the text and images and the phrases which characterize medieval romances are made up from such aspects. Xylographs and illustrations worked out from wooden sketches in leaden colors, manufactured by the author, indicating the environment surrounding Lampião, and in silver, indicating the environment surrounding Lancelot, establish a meaningful relationship by which there is neither an autonomous text nor an independent illustration. Suspense, magic, humor, fantasy and the marvelous in the duels between the knight, medieval Europe, the Brazilian rural gangsters and the Brazilian northeastern hinterland promote mediation with the reader. Language, evidenced by playful features, is also an important mediation factor. Since Lampião & Lancelote lacks didactic and pedagogical aims and makes the readers form representations and adopt their point of view, it comprises contemporaneity in its approach to Children's Literature and Folk Song Literature.
Data da defesa: 09/12/2010
Código: vtls000182953
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2010
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Rosa Maria Graciotto Silva
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Letras
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAÇÃO MELISSA PIZANI.pdf
Tamanho: 1050 Kb (1074897 bytes)
Criado: 04-04-2011 10:44
Atualizado: 04-04-2011 10:52
Visitas: 1847
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