Dúvidas e sugestões
|
Consultar: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL
Início > Dissertações e Teses > Ciências da Saúde > Educação Física > Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL
Título [PT]: Educação física e matrizes teóricas : o cenário da formação inicial no estado do Paraná
Título [EN]: Physical Education and Theoretical Matrices: the ambit of initial formation in the State of Parana.
Autor(es): Taiza Daniela Seron
Palavras-chave [PT]:
Educação física. Formação profissional. Professores. Profissionais da educação. Matrizes Teóricas. Formação Inicial. Paraná (Estado). Brasil. |
Palavras-chave [EN]:
Initial formation. Physical education. Theoretical matrices. Paraná. State. Brasil. |
Área de concentração: Estudos do Movimento Humano
Titulação: Mestre em Educação Física
Banca:
Ieda Parra Barbosa Rinaldi [Orientador] - UEM
Samuel de Souza Neto - UNESP
Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira - UEM |
Resumo:
Resumo: Um dos fatores que têm motivado as discussões na área da Educação Física nos últimos anos diz respeito ao processo de formação inicial. As Resoluções nacionais 01 e 02 CNE/CP/02 e 07 CNE/CES/04, dividiram muitas opiniões na área, uma vez que estabelecia a separação entre a licenciatura e o bacharelado. Para alguns autores essa divisão era necessária, especialmente para garantir o melhor atendimento no contexto escolar e contemplar os mercados emergentes extra-escolares que surgiam admitindo a necessidade de conhecimentos mais especializados. Outros autores, por sua vez, identificaram problemas, que não garantiam essa separação, pois os cursos ainda não atendiam a formações diferenciadas, mantendo propensão para a licenciatura. Ainda tinham aqueles que não concordavam com a separação e defendiam uma formação generalista. Diante desse quadro, nossas preocupações se voltaram para a formação no Estado do Paraná, em especial pela investigação de referenciais teóricos que estavam presentes nas duas formações, buscando encontrar ou não diferenças nesse contexto. Sendo assim, estabelecemos como objetivo geral investigar a base teórica dos cursos de educação física do Estado do Paraná por meio dos referenciais teóricos utilizados, a fim de conhecer se há diferença significativa entre os cursos de licenciatura e bacharelado. Para alcançar esse objetivo, selecionamos quatro IES públicas do Estado do Paraná, analisamos as disciplinas dos cursos de licenciatura e bacharelado indicando aproximações e distanciamentos quanto à terminologia e referencial teórico básico e complementar e entrevistamos sete coordenadores de cinco Instituições de Ensino Superior pesquisadas que buscaram descrever a realidade de cada IES. A análise dos dados apontou que os cursos de licenciatura têm se organizado para atender com mais ênfase as dimensões do conhecimento pedagógico e de cultura de movimento, sendo que o curso de bacharelado apresenta mais disciplinas que se voltam para o conhecimento técnico instrumental além do cultural do movimento. Quanto aos referenciais, encontramos na maioria das IES mais aproximações entre os cursos com a especialidade da área, em especial nas disciplinas da dimensão produção do conhecimento, cultural do movimento, produção do conhecimento científico e tecnológico, sendo que o bacharelado ainda não apresenta um referencial consistente na dimensão didático pedagógica. Identificamos também a presença de matrizes teóricas da área, contudo, mais voltadas para a perspectiva pedagógica. Os resultados indicam que no que se refere ao referencial, a área precisa avançar para caminhar rumo à uma formação mais solidificada, ou seja, que atenda e caracterize a formação pretendida, sejalicenciatura ou bacharelado. Espera-se que esse estudo contribua com a área e que incite que novas pesquisas sejam realizadas para que possamos ter mudanças concretas na formação inicial em nosso país.
Abstract: One of the factors that have motivated the discussions in the area of Physical Education in recent years with regard to initial formation. The national Resolutions 01 and 02 national and 07 CNE/CP/02 CNE/CES/04, for education, shared many views on physical education, since it established the separation between the degree and bachelor degree. For some authors this division was needed, especially to guarantee the best service in the school context and consider the emerging markets out of school that acknowledging he need arose for more specialized knowledge. Other authors, in turn, identified problems, which had no this separation, because the courses have not met the training differentiated propensity for maintaining degree. Still had those who disagreed with the separation and advocated a generalist formation. Given this situation, our concerns have turned to training in the State of Paraná, in particular for investigating theoretical frameworks that were present in two formations, searching or do not find differences in this context. Therefore, we established aimed at investigating the theoretical basis of courses physical education in the state of Parana through the theoretical frameworks used, to ascertain whether there are significant differences between the courses graduate and undergraduate degree. To achieve this goal, we selected four public higher education institutions of the State of Parana, we analyzed the disciplines of bachelor and degree courses and indicating approaches distances on the terminology and basic and complementary theoretical and interviewed seven coordinators of five institutions Higher Education surveyed who sought to describe the reality of each IES. The data analysis indicated that the degree courses have been organized to meet with more emphasis on the dimensions of knowledge educational and cultural movement, and the bachelor's program shows that more disciplines are turning to the technical-beyond the instrumental cultural movement. As for references, found in most of the IES more similarities between the courses with specialty of the area, especially in the disciplines of production scale knowledge, cultural movement, knowledge production science and technology, and the bachelor has not presented a benchmark consisting of didactic and pedagogic dimension. Identified also the presence of theoretical frameworks in the area, however, more focused for the pedagogical perspective. The results indicate that with respect to the reference, the area needs to continue to move towards a more solidified formation, in other words, that meets the training and features desired, either degree other bachelor degree . It is hoped that this study contributes to the area and that spur more research has been undertaken so that we have concrete changes in the initial training in our country. |
Data da defesa: 28/01/2011
Código: vtls000185945
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2011
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Ieda Parra Barbosa Rinaldi
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências da Saúde . Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL, Universidade Estadual de Londrina . Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL
Nível: Dissertação (mestrado em Educação Física)/
UEM: Departamento de Educação Física
UEL: Departamento de Educação Física |
Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertação - Taiza Daniela Seron - Finalizada.pdf
Tamanho: 2426 Kb (2484277 bytes)
Criado: 16-09-2011 11:05
Atualizado: 16-09-2011 11:20
Visitas: 2056
Downloads: 74
[Visualizar] [Download]
Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.
|