Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras

Início > Dissertações e Teses > Lingüística, Letras e Artes > Letras > Programa de Pós-Graduação em Letras

Título [PT]: Heróis em trânsito : narrativa juvenil brasileira contemporânea e construção de identidades
Autor(es): Nathalia Costa Esteves
Palavras-chave [PT]:

Literatura juvenil. Narrativa juvenil contemporânea. Literatura. Estética da recepção. Teoria do efeito. Sociologia da leitura. Identidade juvenil. Formação. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Literatura juvenil. Narrativa juvenil contemporánea. Teoría de la recepción y del efecto. Sociología de la lectura. Formación de la identidad juvenil. Brazil.
Área de concentração: Estudos Literários
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Alice Áurea Penteado Martha [Orientador] - UEM
Rosa Maria Graciotto Silva - UEM
João Luís C. T. Ceccantini - UNESP/Assis-SP
Resumo:
Resumo: Nesta dissertação, considerando que os estudos sobre a literatura juvenil ainda veem essa produção como subgênero atrelado à literatura infantil, procuramos, com o apoio de pesquisadores e escritores, estabelecer como se dá a construção da identidade juvenil em narrativas brasileiras contemporâneas, em um corpus de treze narrativas, cujos escritores são: Caio Riter, Eloí Elisabete Bocheco, Fernando Bonassi, Heloisa Prieto, Índigo, Ivan Jaf, Jorge Miguel Marinho, Laura Bergallo, Luís Dill e Mario Teixeira. A fundamentação teórica do trabalho alicerçou-se, no que concerne à teoria literária, nos estudos de Antonio Candido (1972, 1965, 1970), na Teoria da Recepção, de Hans Robert Jauss (1967), na Teoria do Efeito, de Wolfgang Iser (1976), com o apoio de outras áreas do conhecimento, como a Sociologia, a Psicologia e a História. Nessa perspectiva, a contribuição de, entre outros teóricos, Manuel Castells (2003), Obiols (2006, 2008), Robert Darnton (1986, 1993), Robert Escarpit (1974), Luís Antonio Groppo (2000) e Stuart Hall (2006) foi de grande valia para que pudéssemos alcançar nosso objetivo: observar as representações juvenis e a busca por uma identidade nas narrativas analisadas. Percebemos que, independentemente do tema, todas as narrativas apresentaram modos diversos de representação da juventude e diferentes maneiras encontradas pelos personagens para abandonar a infância e caminhar em direção ao mundo adulto. Nesse percurso de amadurecimento, os personagens enfrentaram seus medos e suas dúvidas, cometeram erros e acertos. A representação de grupos ou "tribos" juvenis urbanas é uma constante no corpus, que tem como cenário, exclusivamente, as cidades; por ser composto de narrativas contemporâneas que refletem o ambiente sociocultural do século XXI, observamos, no corpus analisado, a dificuldade que os jovens encontram - inseridos no chamado ambiente pós-moderno - em construir sua individualidade e identidade: problemas com a autoestima, o consumismo exacerbado e as novas estruturas familiares são alguns dos temas presentes.

Resumen : En esta disertación, considerando que los estudios sobre la literatura juvenil aún ven esa producción como subgénero enlazado a la literatura infantil, procuramos con el apoyo de pesquisadores y escritores, establecer como es la construcción de la identidad juvenil en narrativas brasileñas contemporáneas, en un corpus de trece narrativas, cuyos escritores son: Caio Riter, Eloí Elisabete Bocheco, Fernando Bonassi, Heloisa Prieto, Índigo, Ivan Jaf, Jorge Miguel Marinho, Laura Bergallo, Luís Dill y Mario Teixeira. El fundamento teórico del trabajo se consolidó por medio de la teoría literaria, en los estudios de Antonio Candido (1972,1965,1970), en la Teoría de la Recepción, de Hans Robert Jauss (1967) , en la Teoría de Efecto, de Wolfgang Iser (1976), con el apoyo de otras áreas del conocimiento, como la Sociología, la Psicología y la Historia. En esa perspectiva, la contribución de, entre otros teóricos, Manuel Castells (2003), Obiols (2006, 2008), Robert Darnton (1986,1993), Robert Escarpit (1974), Luís Antonio Groppo (2000) y Stuart Hall (2006) fue de gran valor para llegar a nuestro objetivo: observar las representaciones juveniles y la búsqueda de una identidad. Percibimos que, independientemente de la temática, todas las narrativas presentaron modos diversos de representación de la juventud y diferentes formas encontradas por los personajes para abandonar la niñez y caminar hacia el mundo adulto. En esa trayectoria de maduración, los personajes enfrentaron a sus miedos y a sus dudas, cometieron errores y aciertos. La representación de grupos o " tribus" juveniles urbanas es una constante en el corpus, que tiene como escenarios, exclusivamente, las ciudades; por ser compuesto de narrativas contemporáneas que reflejan el ambiente sociocultural del siglo XXI, observamos en el corpus analizado, la dificultad que los jóvenes encuentran - inseridos en el llamado postmoderno - en construir su individualidad e identidad: problemas con la autoestima, el consumismo exagerado y las nuevas estructuras familiares son algunas de las temáticas presentes.
Data da defesa: 05/07/2011
Código: vtls000188753
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2011
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Alice Áurea Penteado Martha
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Letras
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM:

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertaç..[1].pdf
Tamanho: 945 Kb (967674 bytes)
Criado: 20-09-2011 10:16
Atualizado: 20-09-2011 10:32
Visitas: 1476
Downloads: 22

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.