Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Sociedade e Políticas Públicas)

Início > Dissertações e Teses > Ciências Humanas > Sociologia > Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Sociedade e Políticas Públicas)

Título [PT]: A implementação da sociologia nas instituições privadas paranaenses : um estudo sociológico
Autor(es): Renata Oliveira dos Santos
Palavras-chave [PT]:

Sociologia. Sociologia da educação. Escolas privadas. Escola. Educação. Ensino de Sociologia. Marialva. Jandaia do Sul. Paraná. (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Education. Sociology. Private Schools. Teaching of Sociology. Marialva. Jandaia do Sul. Paraná. State. Brazil.
Área de concentração: Sociedade e Políticas Públicas
Titulação: Mestre em Ciências Sociais
Banca:
Marivânia Conceição de Araújo [Orientador] - UEM
Simone Pereira da Costa Dourado - UEM
Anita Handfas - UFRJ
Resumo:
Resumo: Essa dissertação tem como objetivo refletir sobre os fatores que têm permeado as ações de diferentes agentes sociais: diretores, coordenadores pedagógicos e professores de Sociologia no que tange à inserção e implementação da disciplina de Sociologia no "chão" de duas escolas privadas no Estado do Paraná. A intenção é analisar quais são os elementos que permitem matrizes curriculares tão díspares quanto ao número de horas/aulas de Sociologia dos Colégios Anjos Custódios em Marialva/PR e Pointer de Jandaia do Sul/PR. Para compreender essa realidade fez-se necessário repensar como a educação muitas vezes foi o tema de análises e reflexões de importantes cientistas sociais ao longo de toda a história do desenvolvimento da educação brasileira. Além disso, buscou-se refletir também sobre a trajetória de idas e vindas da Sociologia aos bancos escolares, em especial no Paraná, revelando quais ações acadêmicas estão sendo realizadas.

Abstract: This master thesis aims to reflect the factors that have guided the actions of different social actors: directors, coordinators and teachers of sociology regarding the inclusion and the implementation of this discipline at "the botton line" of two private schools in the state of Paraná. The intention is to analyze what are the elements that allow curriculum matrix as diverse as the number of hours/lessons of Sociology at these private schools: Anjos Custódios in Marialva/PR and Pointer the Jandaia do Sul/PR. To understand this reality, it was necessary to rethink how education was often the subject of analysis and reflections of important social scientists throughout the development of the history of Brazilian education. In addition, it was thought about the path back and forth of Sociology to school, especially, in Paraná revealing what actions are being currently undertaken to develop Sociology teaching in and out of classrooms.
Data da defesa: 24/02/2011
Código: vtls000188783
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2011
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Marivânia Conceição de Araújo
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Nível: Dissertação (mestrado em Ciências Sociais)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Renata Oliveira dos Santos.pdf
Tamanho: 1723 Kb (1764538 bytes)
Criado: 26-09-2011 10:39
Atualizado: 26-09-2011 10:52
Visitas: 1686
Downloads: 28

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.