Resumo: Essa dissertação tem como objetivo refletir sobre os fatores que têm permeado as ações de diferentes agentes sociais: diretores, coordenadores pedagógicos e professores de Sociologia no que tange à inserção e implementação da disciplina de Sociologia no "chão" de duas escolas privadas no Estado do Paraná. A intenção é analisar quais são os elementos que permitem matrizes curriculares tão díspares quanto ao número de horas/aulas de Sociologia dos Colégios Anjos Custódios em Marialva/PR e Pointer de Jandaia do Sul/PR. Para compreender essa realidade fez-se necessário repensar como a educação muitas vezes foi o tema de análises e reflexões de importantes cientistas sociais ao longo de toda a história do desenvolvimento da educação brasileira. Além disso, buscou-se refletir também sobre a trajetória de idas e vindas da Sociologia aos bancos escolares, em especial no Paraná, revelando quais ações acadêmicas estão sendo realizadas.
Abstract: This master thesis aims to reflect the factors that have guided the actions of different social actors: directors, coordinators and teachers of sociology regarding the inclusion and the implementation of this discipline at "the botton line" of two private schools in the state of Paraná. The intention is to analyze what are the elements that allow curriculum matrix as diverse as the number of hours/lessons of Sociology at these private schools: Anjos Custódios in Marialva/PR and Pointer the Jandaia do Sul/PR. To understand this reality, it was necessary to rethink how education was often the subject of analysis and reflections of important social scientists throughout the development of the history of Brazilian education. In addition, it was thought about the path back and forth of Sociology to school, especially, in Paraná revealing what actions are being currently undertaken to develop Sociology teaching in and out of classrooms. |