Resumo: A presente pesquisa objetivou a análise da construção do clown junto à educação física no sentido de orientar ações pedagógicas no campo da intervenção. A pesquisa-ação (Thiollent, 2004) foi à metodologia escolhida, uma vez que ela permite a troca direta entre o pesquisador e os diferentes atores sociais, construindo um processo de interações mútuas para o alcance de objetivos comuns. Dez estudantes do Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá, de terceiro a quinto anos, participaram de 20 encontros de formação do clown, nos quais foram desenvolvidos exercícios e jogos teatrais, técnicas de construção do clown, bem como intervenções com saídas e apresentações em espaços profissionais da área. Constatou-se a possibilidade do trabalho com clown na educação física, tendo em vista o envolvimento dos participantes e as diversas intersecções entre esses campos do conhecimento, seja nos trabalhos corporais, na visualização de um corpo não fragmentado ou na ludicidade do corpo que brinca. Daí ser possível concluir acerca da necessidade da arte clownesca no contexto da formação, em seu potencial crítico e criativo, de modo a contribuir com ações pedagógicas que favoreçam intervenções apropriadas junto à educação física.
Abstract: This study aimed to examine the construction of the clown along with the physical education in order to guide actions in the field of educational intervention. The action research (Thiollent, 2004) method was chosen, since it allows direct exchange between the researcher and the different social actors, building a process of mutual interaction to achieve common goals. Ten students of Physical Education from the State University of Maringa, in the third to the fifth years, participated in 20 meetings for training clown, which were developed in exercises and theater games, techniques of construction of the clown, as well as interventions with outlets and presentations in space professionals. It was noticed the possibility of working with clown in physical education with a view to the involvement of participants and the various intersections between these fields of knowledge, whether in the bodywork, in the view of a body is not fragmented or playfulness in the body that plays. Hence it is possible to conclude about the necessity of art in the context of clown training in critical and creative potential, to contribute to pedagogical practices that promote appropriate interventions along with physical education. |