Dúvidas e sugestões
|
Consultar: Programa de Pós-Graduação em Administração
Início > Dissertações e Teses > Ciências Sociais Aplicadas > Administração > Programa de Pós-Graduação em Administração
Título [PT]: Desterritorialização e sofrimento em empregados que vivenciaram um processo de aquisição
Título [EN]: Exteriorization and Sufferings in an Acquisition Operations.
Autor(es): Henrique Gambaro Vieira
Palavras-chave [PT]:
Empresas. Fusão e incorporação. Bancos. Aquisição. Sofrimento. Indicadores. Fusão. Empresas. Compra. Bancários. Desterritorialização. Brasil. |
Palavras-chave [EN]:
Exteriorization. Acquisition. Sufferings. Indicators. Brazil. |
Titulação: Mestre em Administração
Banca:
Cristiane Vercesi [Orientador] - UEL
Luciano Munck - UEL
Elisabete Aparecida Coelho - Universidade Norte do Paraná |
Resumo:
Resumo: As operações de aquisição são cada vez mais utilizadas como estratégia organizacional para as empresas aumentarem suas áreas de atuação e se manterem no mercado que a cada dia fica mais competitivo e dinâmico. A partir dos anos 90, o Brasil, que à época havia abolido a reserva de mercado, somado ao equilíbrio da economia conquistado anos depois, passou a ser alvo de investimentos estrangeiros. A operação de aquisição aqui pesquisada aconteceu no ano de 2008 entre duas instituições financeiras estrangeiras que já possuíam agencias e atuavam no mercado nacional. Esta operação pode ser entendida como um processo onde uma organização adquire uma outra organização que deixa de existir com a operação. As organizações adquirentes então impõem, aos indivíduos da organização adquirida, sua forma de gestão, seus valores e objetivos. Neste momento, o processo de desterritorialização acontece. Quando o trabalhador percebe as mudanças impostas pela nova organização, ele vê seus espaços organizacionais antes definidos, serem alterados, fazendo com que este indivíduo agora procure se adaptar às novas configurações de espaços e relacionamentos apresentados. O esvaziamento dos conteúdos relacionais que antes haviam sido construídos entre os membros da organização, e que norteiam os seus relacionamentos, tanto práticos quanto simbólicos, promovem nos indivíduos sentimentos relativos à perda da identidade e dos valores que antes existiam entre eles e a organização. Por meio de entrevistas realizadas junto a empregados que vivenciaram o processo de aquisição aqui pesquisado, entre duas instituições financeiras, buscou-se, por meio da análise do conteúdo dos discursos realizada, identificar quais foram os sentimentos que emergiram nos entrevistados, reflexo do processo de desterritorialização desencadeado pela operação de aquisição. Para isto, foi utilizada a técnica do snowball que auxiliou encontrar indivíduos que possuiam histórias e vivencias parecidas dentro da operação de fusão. Foram criadas cinco categorias de análise para melhor expor os processos de desterritorialização vividos pelos indivíduos e apontar os sentimentos encontrados, reflexos destes processos. As categorias abrangem os conteúdos relacionados à orientação do indivíduo, à sua valorização e reconhecimento pela organização, às formas de realizar as tarefas e atividades desenvolvidas, aos impedimentos impostos, à identidade organizacional, à saúde e às estratégias adotadas pelos empregados para procurarem seus novos territórios. Os sentimentos encontrados dentro das categorias expostas foram os relacionados com a frustração, à ansiedade, à inquietude, ao medo, ao desespero e à indignação O conhecimento dos reflexos do processo de aquisição pode auxiliar as organizações que utilizam destas operações a criarem programas de treinamento e de adaptações que atenuem os reflexos que possam ser considerados contraproducentes, afastando a organização de seus resultados.
Abstract: The acquisition operations have been ever more used as an organizational strategy for the companies to increase their actions to grow in the market which is more competitive and dynamic From the 90's when Brazil had abolished the market reserve together with the economical balance conquered in the years after, became the focus for foreign investments. One of the ways of investment conducted by foreign companies interested in joining the Brazilian market is through acquisition operations of foreign or Brazilian companies which already act in the national market. The acquisition operation herewith researched happened in 2008 in two financial foreign institutions that already had agencies and acted in the national market This operation can be understood as a process as one organization acquires another one or does not exist anymore with the operation. The buying organizations though demand the individuals from the acquired organization its form on management, its values and objectives. This way the exteriorizations process happens. When the worker notices the changes imposed by the new organization he sees his organizational spaces previously defined being changed making the individual adapt to the new space and relationship configurations presented. The leakage of the of the related contents which had been created by the members of the organization, which guided their relationships both practical and symbolic cause in the individuals related feelings in the lack of identity and values that previously existed among them and the organization. Through interviews conducted with employees who experienced the acquisition processes herewith researched between two financial institutions, we have tried to identify through content analysis the sufferings to identify which were the feelings that occurred with the interviewees, reflex of the exteriorization process provoked by the acquisition operation.For that purpose the snowball methodology was used which helped find individuals who had similar histories and experiences within the fusions operation. Five analysis categories were crated to better expose the processes of exteriorization experienced and point out the sufferings found within the fusion operation reflexes of those processes. The categories consist the contents related to the individual orientation, his values and recognition by the organization, the task achievement norms and the activities developed, the imposed investments, the imposed impeachments, the operational identity, health and strategies adopted by the employees to look for their new territories, The sufferings found inside the exposed categories were those related to frustration, the anxiety,, the restlessness, fear, despair and indignation. These feelings are pointed as possible indicators to suffering which can be related to use and devaluation felt by the employees and who changed their behavior, causing them to show inferior results they achieved before the process of acquisition. The knowledge of the reflexes of the acquisition process may help organizations that use their operations to created training programs and adaptations which meet their reflexes that may be counterproductive, keeping the organization away from its results. |
Data da defesa: 12/12/2011
Código: vtls000193707
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2011
Local de Publicação: Londrina, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Cristiane Vercesi
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Estadual de Londrina. Centro de Estudos Socias Aplicados
Nível: Dissertação (mestrado em Administração)/
UEM: Programa Associado de Pós-Graduação em Administração
UEL: Programa Associado de Pós-Graduação em Administração |
Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertação Henrique Gambaro Vieira.pdf
Tamanho: 581 Kb (594578 bytes)
Criado: 27-02-2012 09:49
Atualizado: 27-02-2012 10:22
Visitas: 1311
Downloads: 17
[Visualizar] [Download]
Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.
|