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Título [PT]: Percepção de mães acompanhantes acerca do preparo para alta hospitalar do bebê prematuro : ações da equipe de saúde em unidade de terapia intensiva neonatal
Título [EN]: Mothers’ perceptions about the preparation for hospital discharge of preterm infants: actions of a health team in a neonatal intensive care unit.
Autor(es): Kayna Trombini Schmidt
Palavras-chave [PT]:
Enfermagem neonatal. Prematuro. Alta do paciente. Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Neonatal. Enfermagem pediátrica. Brasil. |
Palavras-chave [EN]:
Premature. Infant Neonatal Nursing. Patient discharge. Intensive Care Units, Neonatal. Brazil. |
Titulação: Mestre em Enfermagem
Banca:
Ieda Harumi Higarashi [Orientador] - UEM
Maria Cândida de Carvalho Furtado - EERP
Sonia Silva Marcon - UEM |
Resumo:
Resumo: Estudo descritivo, exploratório, transversal, com abordagem qualitativa, realizado em um hospital-escola do noroeste do Paraná e com o objetivo geral de conhecer a percepção da família do bebê prematuro, quanto às estratégias utilizadas pela equipe multiprofissional durante o período de internação nas unidades neonatais, no processo de preparo para alta hospitalar. Foram entrevistadas 12 mães de prematuros egressos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), e que, no momento da entrevista, estavam internados na Unidade de Cuidados Intermediários ou no alojamento conjunto. Foram incluídos apenas os sujeitos que já estivessem efetivamente prestando assistência ao filho. As entrevistas foram realizadas utilizando um roteiro semiestruturado, tendo a seguinte questão disparadora: O que é cuidar do bebê para você? A coleta de dados foi realizada entre setembro de 2010 e fevereiro de 2011. A abordagem das mães ocorreu em dois momentos distintos: o primeiro, durante a internação de seus bebês e, posteriormente, em visita domiciliar junto às mães que residiam no município. Os depoimentos foram submetidos à Análise de Conteúdo, segundo referencial metodológico de Bardin. De forma complementar, entrevistaram-se profissionais da equipe de enfermagem, atuantes no serviço de neonatologia do referido hospital, bem como se realizou observação não-sistemática e não-participativa, buscando melhor compreender o locus de realização do estudo. Essa etapa ocorreu entre março e junho de 2011 e reuniu um total de nove sujeitos. Com relação à abordagem das mães durante a internação de seus filhos, as entrevistas evidenciaram que a participação materna dentro da UTIN se restringiu ao toque, às conversas com o bebê e à administração de leite pela sonda orogástrica. A principal estratégia identificada pelas mães no preparo para a alta foi a inserção parental nos cuidados de higiene e conforto, tão logo o bebê estivesse estável e sem necessidade de oxigênio. O apoio ao aleitamento materno foi percebido pelas mães como item abordado de maneira incisiva e adequada. O acolhimento da equipe de enfermagem também foi avaliado positivamente pelas mães, tanto para o fortalecimento do vínculo profissional-família, como no favorecimento da permanência materna junto aos filhos. Na abordagem realizada junto às mães em visita domiciliar, verificaram-se os seguintes problemas: falta de informações acerca do calendário vacinal e administração de medicações; e falhas no seguimento do prematuro pela rede de atenção primária, denotando a necessidade de estabelecimento de um fluxograma de contrarreferência mais eficiente entre instituição hospitalar e a Unidade Básica de Saúde responsável pelo acompanhamento ambulatorial desses pacientes e famílias. A ausência materna na unidade foi destacada pelos profissionais como principal dificuldade no preparo da família para a alta. A drogadição materna e a dificuldade de compreensão das orientações, em geral justificadas pela baixa escolaridade, foram pontuadas como fatores desestimulantes para os profissionais no processo de educação. O estudo concluiu que a sistematização da assistência, por meio de um protocolo de orientação, poderia contribuir para a otimização e à qualificação da atenção neonatal, visto que a consolidação de uma estratégia formal pode ajudar a suprir lacunas do processo ensino/aprendizagem dentro dessas unidades.
Abstract: A descriptive, exploratory, cross-sectional study, a qualitative approach, carried out in a teaching hospital in northwest of Paraná, with the overall objective of knowing how the family of a preterm baby perceived the strategies used by the professional staff during the hospital stay in neonatal units regarding the process of preparation for discharge. We interviewed 12 mothers of preterm infants discharged from the Neonatal Intensive Care Unit (NICU), who, at the time of the interview, were admitted to the Intermediate Care Unit or in the rooms. Only mothers who were effectively assisting their children were included. The interviews were conducted using a semi-structured questionnaire, with the following triggering question: What does caring for the baby mean to you? Data were collected between September 2010 and February 2011. Mothers were approached in two distinctive stages: the first, during the hospitalization of their infants, and the later, with home visits to mothers who lived in the municipality. The statements were submitted to content analysis, according to Bardin's methodological referential. As a complement, the nursing team members who worked in the hospital's neonatology service were also interviewed; nonsystematic and non-participatory observation was also made, in order to better understand the locus of the study, between March and June 2011. A total of nine subjects took part in this stage. The interviews of mothers during their children's hospitalization showed that maternal involvement in the NICU was restricted to touching, talking to the baby and milk-giving through orogastric tube. The main strategy identified by mothers in preparation for discharge was the inclusion of parents in the health care and comforting as soon as the baby was stable and with no need of oxygen. The breastfeeding support was perceived by mothers as an item addressed in an appropriate and incisive way. The welcoming of the nursing staff was also rated positively by mothers, both to strengthen the professional-family bond, and to encourage the maternal stay with their children. In the approach taken with the mothers during home visits, the following problems were observed: lack of information about the vaccination schedule and administration of medications, and the failure of preterm babies' follow-up procedures by the primary care system, emphasizing the need of establishing a more efficient counter-referral flowchart between the hospital and Basic Health Unit responsible for monitoring of these ambulatory patients and families. The maternal absence was mentioned by the professionals as the main difficulty in preparing the family for discharge. Maternal drug addiction and difficulty in understanding the guidelines, generally justified by the low educational level, were scored as discouraging factors by professionals in the education process. The study concluded that the systematization of care through a protocol guide, could contribute to the optimization and upgrading of neonatal care, since the consolidation of a formal strategy may help fill gaps in the teaching/learning process within these units.
Resumen: Estudio descriptivo, exploratorio, transversal, con abordaje cualitativo, realizado en un hospital escuela del noroeste de Paraná-Brasil, con el objetivo general de conocer la percepción de la familia del bebé prematuro referente a las estrategias utilizadas por el equipo multiprofesional durante el periodo de internación en las unidades neonatales y en el proceso de preparo para el alta hospitalaria. Se entrevistaron 12 madres de prematuros egresos de la Unidad de Cuidados Intensivos Neonatales (UCIN), y que, en el momento de la entrevista estaban internados en la Unidad de Cuidados Intermedios o en el alojamiento conjunto. Se incluyeron solamente sujetos que habían efectivamente prestado asistencia a su hijo. Las entrevistas se realizaron con una guía semiestructurada que presentaba la siguiente cuestión central: ¿Para Ud., qué es cuidar a su bebé? La colecta de datos fue realizada entre setiembre de 2010 y febrero de 2011. Se abordaron las madres en dos momentos distintos: primero, durante la internación de sus bebés, y posteriormente, en visita domiciliaria a las madres que vivían en el municipio. Las declaraciones fueron sometidas al Análisis de Contenido, según referencial metodológico de Bardin. De forma complementaria, se entrevistaron profesionales del equipo de enfermería, actuantes en el servicio de neonatología del referido hospital. También se realizó la observación no sistemática y no participativa objetivando comprender adecuadamente el locus de realización del estudio. Esta etapa ocurrió entre marzo y junio de 2011 y reunió nueve sujetos, en total. Con relación al abordaje de las madres durante la internación de sus hijos, las entrevistas evidenciaron que la participación materna dentro de la UCIN se restringió al toque, conversaciones con el bebé y administración de leche por la sonda orogástrica. La principal estrategia identificada por las madres en el preparo para el alta fue la inclusión parental en los cuidados de higiene y confort, tan luego el bebé estuviera estable y sin necesidad de oxígeno. El apoyo a la lactancia materna fue percibido por las madres como ítem abordado de manera incisiva y adecuada. El acogimiento del equipo de enfermería también fue evaluado positivamente por ellas, tanto para el fortalecimiento del vínculo profesional-familia, como en favor de la permanencia materna junto a sus hijos. En el abordaje realizado junto a las madres en visita domiciliaria, se averiguaron los siguientes problemas: falta de informaciones referente al calendario de vacunación y administración de medicamentos; fallo en la atención del prematuro por la red de atención primaria, provocando la necesidad de establecimiento de un flujograma de contrarreferencia más eficiente entre institución hospitalaria y la Unidad Básica de Salud responsable por la atención ambulatoria de estos pacientes y familiares. La ausencia materna en la unidad fue destacada por los profesionales como principal dificultad en el preparo de la familia para el alta. La drogadicción materna y dificultad de comprensión de las orientaciones, en general justificadas por la baja escolaridad, fueron puntuadas como factores desestimulantes para los profesionales durante el proceso de educación. El estudio concluyó que la sistematización de la asistencia, por medio de un protocolo de orientación, podría contribuir para la optimización y cualificación de la atención neonatal, ya que la consolidación de una estrategia formal puede ayudar a suplir lagunas del proceso de enseñanza/aprendizaje dentro de estas unidades. |
Data da defesa: 2011
Código: vtls000195439
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2011
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Ieda Harumi Higarashi
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Nível: Dissertação (mestrado em Enfermagem)/
UEM: Departamento de Enfermagem |
Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Kayna.pdf
Tamanho: 1171 Kb (1199584 bytes)
Criado: 16-04-2012 10:04
Atualizado: 16-04-2012 10:08
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