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Título [PT]: A cultura como fonte de exploração de oportunidade empreendedora : um estudo de caso
Autor(es): Anderson Katsumi Miyatake
Palavras-chave [PT]:
Empreendedorismo. Estudo de caso, Exploração de oportunidades. Derivados do milho. Tradição cultural, Pamonhas. Identificação e exploração de oportunidade empreendedora. Cultura. Produto cultural. Maringá. Paraná. (Estado). Brasil. |
Palavras-chave [EN]:
Entrepreneurship opportunity identification and exploitation. Culture. Cultural product. Maringá. Paraná. State. Brazil. |
Área de concentração: Empreendedorismo, Inovação e Mercado
Titulação: Mestre em Administração
Banca:
Hilka Pelizza Vier Machado [Orientador] - UEM
Valdir Machado Valadão Júnior - PPGA/UFU
Francisco Giovanni David Vieira - UEM
Luciano Mendes - UEM |
Resumo:
Resumo: A identificação de oportunidades empreendedoras representa uma etapa do processo empreendedor. Os estudos referentes a oportunidades buscam a compreensão de como ocorre a identificação. Após essa etapa, o empreendedor coloca em prática a oportunidade vislumbrada. O ambiente no qual o empreendedor vive bem como os costumes, tradições e crenças de um grupo influenciam na oportunidade de negócio. Este trabalho visou compreender como oportunidades podem ser identificadas e exploradas quando levados em consideração aspectos culturais locais. Para tanto, o trabalho foi desenvolvido utilizando estudo de caso na região de Maringá-PR, localizado no noroeste paranaense, que explorou a pamonha como produto cultural e que há forte presença do milho. A pesquisa, de cunho qualitativo e exploratório, visou, através de entrevistas semiestruturadas e visitas à empresa, registradas em notas de campo, o significado do produto cultural para a oportunidade. Foram entrevistados o empreendedor, a esposa, os filhos e gerentes que concordaram em participar voluntariamente. O negócio foi constituído 6 anos após o início. Iniciou-se com venda de pamonha, curau e bolo de milho numa festa típica de Marialva-PR. Depois o empreendedor vendeu de porta em porta, na principal feira de Maringá. Posteriormente, também passou a vender os produtos em uma feira em Marialva até a criação da primeira loja naquela cidade, quando somente continuou na feira de Maringá. Seis meses após a abertura, transferiu a loja para Maringá, mudando com a família poucos meses depois porque o negócio estava dando certo. O empreendedor diversificou as opções de derivados de milho, incluindo sabores de pamonha doce e salgada, sopa, suco e escondidinho. Quando a segunda loja foi aberta em Shopping Center, ocorreram mudanças porque não havia movimento. Detectou-se que a clientela preferia refeições à base de arroz e feijão, situação em que foram criados pratos executivos. Com isso, foram implementados nas lojas e novas opções de refeições foram sendo criadas. Após 15 anos, atualmente há 4 lojas, sendo 3 em Shopping Center e há previsão para abertura de mais uma loja em outro Shopping Center. Também foi criada uma indústria para fabricação de pamonha, bolo e curau para abastecer as lojas e 6 supermercados em que vendem pamonhas em estufas. Os resultados mostraram empreendedorismo por necessidade e o alerta empreendedor auxiliou na descoberta da oportunidade. As redes sociais e as parcerias foram importantes para a exploração. É possível notar aspectos culturais de tradição e costume que foram importantes para o início do empreendimento. A partir do momento em que passaram a atuar no segmento de Shopping Center, tiveram que adaptar produtos predominantes associados ao mundo rural com a necessidade do mundo urbano moderno em consumir refeições rápidas e associadas ao básico arroz com feijão.
Abstract: The identification of entrepreneurial opportunities is a step in the entrepreneurial process. The studies on the opportunities seek mechanisms involved in the identification. After this stage, The identification of entrepreneurial opportunities is a step in the entrepreneurial process. The studies on the opportunities seek mechanisms involved in the identification. After this stage, the entrepreneur puts into practice the opportunity envisioned. The environment in which the entrepreneur lives and also the customs, traditions and beliefs of a group influence the the entrepreneur puts into practice the opportunity envisioned. The environment in which the entrepreneur lives and also the customs, traditions and beliefs of a group influence the business opportunity. This study aimed to understand how opportunities can be identified and exploited when taken into consideration local cultural aspects. Thus, the study was conducted using case study in the region of Maringá-PR, located in northwest Paraná, who explored the “pamonha” as a cultural product. This region has strong presence of corn. The research is qualitative and exploratory. The first step was made structured interviews and also some visits to the company. The field notes were used to register these moments. We interviewed the entrepreneur and his wife, and also his children and managers. They agreed to participate voluntarily. The business was established 7 years after onset. It begun with the sale of “pamonha”, “curau” and corn cake in a typical party in Marialva-PR. After the entrepreneur sold door to door”. When the second store was opened in a Shopping Mall, some changes have occurred because it wasn't a good sales. He found that customers prefer to eat rice and beans, so he created executives meals. This was implemented in new stores and other options were created. After 15 years, there are currently four stores, including three in Shopping Mall and is expected to open more one store in another Shopping Mall. It also established a manufacturing industry for “pamonha”, corn cake and “curau” to supply the stores and 6 supermarkets. The results shown there necessity entrepreneurship. There was some entrepreneurial factors like the intention and the alert entrepreneur who helped in the discovery of opportunity. Social networks and partnerships were important to explore. It was possible to notice that cultural aspects of tradition and custom that were important for the initiation of the company. From the moment that he started to sell in the Shopping mall, he had to adapt his products because they are associated with the rural world. The modern urban world wants to consume fast food and associated with the basic rice and beans. |
Data da defesa: 31/07/2012
Código: vtls000199869
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2012
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Hilka Pelizza Vier Machado
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Sociais
Nível: Dissertação (mestrado em Administração)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Administração |
Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 004. Anderson Katsumi Miyatake.pdf
Tamanho: 5475 Kb (5606032 bytes)
Criado: 22-07-2013 14:46
Atualizado: 22-07-2013 15:29
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