Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: Educação, sexualidade e divulgação científica : estado da arte das publicações da área 46 da Capes
Título [EN]: Education, sexuality and divulgation scientific: state of the art of publications of the area 46 of CAPES
Autor(es): Marcia Daiane da Silva
Palavras-chave [PT]:

Sexualidade. Educação sexual. Orientação sexual. Educação para a ciência. Produção científica. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Sexuality. Sex education. Sexual orientation. Education for Science. Brazil.
Área de concentração: Ensino de Ciência e Matemática
Titulação: Mestre em Educação para Ciências e a Matemática
Banca:
Luzia Marta Bellini [Orientador] - UEM
Maria Cristina Cavaleiro - UENP
Patrícia Lessa dos Santos - UEM
Resumo:
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo de caráter qualitativo e quantitativo, resultado da intenção de investigar as publicações de revistas qualificadas na área 46 da CAPES, no que diz respeito a sexualidade e educação, considerando o debate divergente que se instituiu em torno dos termos educação sexual e orientação sexual. Tomamos para este debate a analise de conteúdo (BARDIN, 1977) e a retórica argumentativa (PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 2005) dos artigos publicados na área 46, considerando os seguintes objetivos: a) analisar o conteúdo dos artigos e quais os termos que circulam nas pesquisas que envolvem educação e sexualidade; b) conhecer como se estabelece o debate entre os termos educação sexual e orientação sexual nas publicações da área 46. Os resultados encontrados nos permitem considerar a baixa publicação de pesquisas na área de educação e educação para a ciência nos últimos 10 anos, o que mostra que, apesar de todo crescimento em pesquisas na área, especialmente após a inclusão do tema no currículo escolar por meio dos PCN é preciso avançar muito em pesquisas sobre sexualidade nas áreas de educação e educação para ciência. Um fator relevante para a área é o aumento das pesquisas em gênero e diversidade sexual, contribuem muito com o debate e a mudança de paradigma na área. A perspectiva da sexualidade numa abordagem histórica, social e cultural é um evento positivo para as pesquisas em sexualidade humana, porém, ainda estão centradas no caráter biológico da sexualidade humana, podendo ser observado na metodologia das pesquisas, que se apresentam na maioria voltada ao curso de ciências biológicas. Com esta pesquisa confirmamos a importância da divulgação cientifica das pesquisas e a necessidade de melhor circulação das mesmas.

Abstract: This paper presents a study of qualitative and quantitative results of the intention the investigate the publication of magazines in the area 46, qualified CAPES, as regards sexuality and education, considering the divergent debate which was established around the terms sex education an sexual orientation. We take this discussion to a content analysis (BARDIN, 1977) and rhetorical argumentation (PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 2005) of area 46 in the articles published, considering the following objectives: a) analyzing the content of articles and on the terms that circulate in research involving education and sexuality; b) know how to establish the terms of the debate between sex education and sexual orientation in area 46 publications. The results allow us to consider the low publication of research in education and for the past 10 years, this shows that, despite all the growth in research in the area, especially after the inclusion of the subject in the school curriculum through of PCNs is very necessary to advance in research on sexuality in the areas of education and science education. One factor relevant to the area is the increase in research on gender and sexual diversity, contribute much to the debate and the paradigm shift in the area. The prospect of a historical approach sexuality, social and cultural development is a positive event for a research on human sexuality, but, are still focused on the biological nature of human sexuality, can be seen in the methodology of the research, which mostly focused on the present course biological science. This research confirmed the importance of disseminating scientific research and the need for better circulation of the same.
Data da defesa: 28/05/2012
Código: vtls000199865
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2012
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Luzia Marta Bellini
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Educação, sexualidade e divulgação científica estado da arte da área 46 da CAPES.pdf
Tamanho: 1313 Kb (1344505 bytes)
Criado: 03-08-2013 09:24
Atualizado: 03-08-2013 09:32
Visitas: 1715
Downloads: 240

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.