Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras

Início > Dissertações e Teses > Lingüística, Letras e Artes > Letras > Programa de Pós-Graduação em Letras

Título [PT]: O atendimento individual na área de língua portuguesa de um CEEBJA : aspectos organizacionais e pedagógicos
Título [EN]: Personal attendance in portuguese language in a CEEBJA: organizational and pedagogical aspects
Autor(es): Maria de Lourdes Andrade de Carvalho
Palavras-chave [PT]:

Educação de jovens e adultos. Ensino fundamental e médio. Prática de ensino. Educação de adultos. Atendimento individual. Práticas pedagógicas. CEEBJA Professor Manoel Rodrigues da Silva. Maringá. Paraná (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Education of young people and adults. Personal attendance. School organization. Pedagogical practices. CEEBJA Professor Manoel Rodrigues da Silva. Maringá. Paraná. State. Brazil.
Área de concentração: Estudos Linguísticos
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Edson Carlos Romualdo [Orientador] - UEM
Neiva Maria Jung - UEM
Maria Inês Pagliarini Cox - UFMT
Resumo:
Resumo: A população em geral, inclusive muitos educadores e pesquisadores de outras áreas, relaciona a Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o Mobral, com a erradicação do analfabetismo ou até mesmo com o ensino supletivo, mas poucos a reconhecem como uma modalidade da Educação Básica amparada na Constituição de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96. E, embora o número de pesquisas envolvendo a Educação de Jovens e Adultos tenha aumentado, a maioria dos trabalhos ainda se encontra na área da Educação e enfoca as políticas públicas e/ou a alfabetização/letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental, deixando em aberto um campo quase que inexplorado: os anos finais do Ensino Fundamental (fase II) e o Ensino Médio. Como professora atuante na EJA e como pesquisadora, propomo-nos a caracterizar o atendimento individual de Língua Portuguesa do CEEBJA Professor Manoel Rodrigues da Silva a fim de contribuir para o reconhecimento da EJA como uma modalidade de ensino da Educação Básica, bem como fomentar discussões em âmbito acadêmico, em especial nos cursos de formação de professores, a respeito das práticas pedagógicas e sua relação com a interação em sala de aula. Assim, nossa pesquisa, de cunho qualitativo-interpretativista, trata-se de um estudo de caso, com nuances etnográficas, que tem como foco o atendimento individual e as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores de Língua Portuguesa, e que visa descrever e refletir a respeito dessa forma de atendimento. Para tanto, primeiramente, buscamos reconstruir a trajetória da EJA traçando um breve histórico dessa modalidade da Educação Básica no Brasil e no Paraná por meio de levantamento documental e de uma revisão da literatura a esse respeito, destacando as mudanças pelas quais a educação direcionada aos adultos passou. Em seguida, por meio de entrevistas e documentos, detemo-nos na reconstrução do percurso do CEEBJA de Maringá desde sua fundação até o ano de 2012 e de seu entrelaçamento com o atendimento individual. Posteriormente, para descrever o atendimento individual e as práticas pedagógicas de Língua Portuguesa, pautamo-nos em observações advindas do trabalho de campo, em entrevistas semiestruturadas direcionadas a professores do atendimento individual da disciplina e em questionários respondidos pelos alunos. Os resultados comprovam que o atendimento individual do CEEBJA, foco deste estudo, se constitui em uma organização diferenciada cujas principais características vão além da flexibilidade de horário, abrangendo uma forma diferente de relação e de interação institucional, pautada no respeito ao perfil e ao ritmo de aprendizagem dos alunos.

Abstract: People and even educators and researchers from other scientific areas, as a rule, link the Education of Young People and Adults (EJA) to the Mobral program, featuring the eradication of illiteracy, and to Fast Education. Few acknowledge this type of education as a modality of Basic Education based on the 1988 Brazilian Constitution and on the 1996 Guidelines for National Education. Although the number of research works on Education of Young People and Adults has increased, most are limited to educational areas and focus on public policies and/or the literacy during the first years of Basic Education. The above procedure fails to explore the last years of Basic Education (Phase II) and High School. Since the author is a teacher in the Education of Young People and Adults, she characterizes individual attendance to students in the area of Portuguese Language in a State Centre of Basic Education for Young People and Adults Professor Manoel Rodrigues da Silva (CEEBJA) so that EJA may be seen as a teaching modality in Basic Education and discussions may be encouraged on pedagogical practices and their relationship with interactivities in the classroom, among professionals, especially within courses for teacher formation. Current qualitative-interpretative research is a case study, with ethnographic overtones, which focuses on individual attendance and pedagogical practices developed by teachers of Portuguese. Research also describes and debates such attendance. The history of EJA with a brief analysis of Basic Education modality in Brazil and in the state of Paraná is first discussed. Documentary surveys and a revision of the literature underscore changes which occurred in adult education. Interviews and official documents were investigated for the reconstruction of the CEEBJA in Maringá PR Brazil since its establishment up to 2012, coupled to its bonding with personal attendance. Personal attendance and pedagogical practices in the Portuguese Language are described from half-structured interviews with teachers who practice personal attendance and from questionnaires answered by students. Results show that individual attendance of CEEBJA is a differentiated organization whose main features go beyond timetable flexibility. In fact, they comprise different forms of relationships and institutional interactions foregrounded on the students learning type and learning.
Data da defesa: 05/08/2013
Código: vtls000208270
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2013
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Edson Carlos Romualdo
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras

Responsavel: anezia
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertação - Maria de Lourdes Andrade de Carvalho.pdf
Tamanho: 2321 Kb (2376987 bytes)
Criado: 01-11-2013 07:07
Atualizado: 01-11-2013 07:35
Visitas: 1142
Downloads: 14

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.