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Título [PT]: Comunicação de marketing no varejo para a baixa renda : um estudo de caso do Programa Pinga-Fogo na TV
Autor(es): Maria Virgínia Cantagallo
Palavras-chave [PT]:
Comunicação de marketing. Varejo. Baixa renda. Televisão. Brasil. |
Palavras-chave [EN]:
Marketing communication. Retail. Low-income. Brazil. |
Titulação: Mestre em Administração
Banca:
Francisco Giovanni David Vieira [Orientador] - UEM
Aparecida de Fátima Peres - UEM
Olga Maria Coutinho Pépece - UEM |
Resumo:
Resumo: A temática 'comunicação de marketing' foi abordada neste estudo dentro do contexto do varejo e por meio do recorte da baixa renda. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratório-descritiva, com abordagem por meio de um estudo de caso com o objetivo de investigar como é construída a comunicação de marketing no varejo para a baixa renda no Programa Pinga-Fogo na TV. Para tal, o estudo foi conduzido por meio de quatro objetivos: a descrição do programa, a caracterização da comunicação de marketing, o posicionamento dos anunciantes e o comportamento da audiência consumidora. Foram realizadas pesquisas documentais, entrevistas e observações. A organização e o tratamento dos dados se deu por meio de analise de conteúdo, com o auxilio do software para análise qualitativa NVivo9. Quanto à organização e apresentação dos achados, procurou-se seguir o desenvolvimento dos objetivos propostos. No que tange à descrição do programa Pinga-Fogo, este é apresentado ao vivo. As sequências de conteúdos são padronizadas e não padronizadas. As padronizadas referem-se à abertura e encerramento do programa, enquanto as não padronizadas são compostas pelos elementos do fluxo: Notícias, anúncios, humor, som, dramas do cotidiano e imagens. Sobre a caracterização da comunicação de marketing veiculada, esta ocorre durante o programa, por meio de propaganda, promoção de vendas e merchandising e durante os intervalos comerciais por meio de propaganda e promoção de vendas. O mix de marketing se faz presente de forma integrada e comunicacional, e há mais anúncios durante o programa. Em relação aos formatos de varejo presentes, todos operam com loja e os que mais aparecem são caracterizados como lojas de departamentos. Dentre as categorias de produtos anunciadas, a que mais se destacou foi alimentos. No que diz respeito ao posicionamento dos anunciantes varejistas, foram investigados os posicionamentos do Pinga-Fogo para o anunciante, no Programa Pinga-Fogo e como ele espera posicionar-se perante o consumidor. Foram encontradas a simplicidade e a liderança. Sobre o comportamento da audiência consumidora, o anunciante mais lembrado nas veiculações durante o programa foi a Loja Gaúcha, e no intervalo comercial, o anunciante Bom Dia. Quanto às motivações para comprar, a que mais se destacou foi a garantia do apresentador Pinga-Fogo a respeito das lojas e produtos anunciados. Sobre as experiências de compra, o anunciante mais mencionado foi a Loja Gaúcha. No que tange às formas de pagamento, o cartão de crédito, o crediário e pagamento à vista foram mencionadas. Considerando a perspectiva de varejo para a baixa renda, foram abordados o ambiente de loja e o atendimento, sobre os quais sobressaíram o espaço e a qualidade, respectivamente, como itens importantes.
Abstract: The thematic 'marketing communication' has been addressed in this study within the context of retail marketing and through low income point of view. This is a qualitative exploratory-descriptive research through a case study approach aiming to investigate how communication is constructed within retail marketing for Iow-income Pinga- Fogo na TV Program. To achieve this goal, the study was conducted aiming four objectives: the program description, the characterization of marketing communications, the advertisers positioning and the behavior of consumer audience. Documentary research, interviews and observations were conducted. The data were organized and handled by means aí content analysis, using NVivo9 Qualitative analysis Software. The findings were organized in four sections, according to the proposed goals. Regarding the description of Pinga-Fogo program, it is a live TV program. The content sequences were standardized and non-standardized within the flow. Standardized ones refer to the program opening and closing, while thee non-standardized ones are composed by flow elements: news, announcements, humor, sounds, everyday life problems and dramas. Concerning the characterization of marketing communications, this occurs during the program by means of advertising, sales promotion and merchandising and during commercial breaks through advertising and sales promotion. The marketing mix happens in an integrated and communicative way, and there are more advertisements during the program. In relation lo retail marketing formals which occur in the program, all of them operate with shops and the ones that are mentioned the most are characterized as department stores. Among the categories of products advertised, 'food' category stood out. With regard lo the retail advertisers' positioning. it was investigated (heir positioning about Pinga-Fogo in the TV program and how they expect to position themselves against the consumer. Simplicity and Ieadership were found. About the behavior of the consumer audience, the advertiser broadcasted during the program which was remembered the most was Loja Gaucha store and during the commercial break, it was Bom Dia supermarket. Considering the motivations lo buy. the guarantee of the presenter Pinga-Fogo about the shops and the products advertised was the most frequently mentioned. With respect to shopping experiences, the most mentioned advertiser was Loja Gaucha store. In relation to the payment methods: credit cards, installment credit and in Cash payment stood out. Considering the retail marketing for low-income, the store environment and service were approached and the most important items mentioned were space and quality, respectively. |
Data da defesa: 30/09/2013
Código: vtls000211110
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2013
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Francisco Giovanni David Vieira
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
Nível: Dissertação (mestrado em Administração)/
UEM: Departamento de Administração |
Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 023. Maria Virgínia Cantagallo.pdf
Tamanho: 6505 Kb (6660803 bytes)
Criado: 26-08-2014 11:21
Atualizado: 26-08-2014 13:21
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