Resumo: Este trabalho consiste numa análise da relação entre o ceticismo e o naturalismo presentes na filosofia de David Hume (1711-1776). Levar-se-á em consideração dois pontos relevantes de sua epistemologia: a autodefinição como cético, que serve de contraponto a correntes da filosofia que o consideram apenas como um naturalista e a consciência dos limites deste mesmo ceticismo, que não deve ser visto como uma retomada fiel do ceticismo pirrônico, mas como um ceticismo mitigado ou acadêmico, como ele mesmo constata e propõe. Deste modo, é possível estabelecer um equilíbrio entre esses dois pontos convergentes em seu pensamento compreendendo-os como complementares na composição de uma mesma ciência da natureza humana. Nosso objetivo é estabelecer uma via de conciliação entre o ceticismo e o naturalismo na filosofia de Hume, tomando por base o ceticismo mitigado defendido por ele na Investigação sobre o Entendimento Humano e uma visão unitária de seu projeto filosófico a partir da ciência da natureza humana, apresentada na introdução ao Tratado da Natureza Humana.
Abstract: This work consists in an analysis of the relation between the skepticism and the naturalism presented in the philosophy of David Hume (1711-1776). It must be taken into account two important points of his epistemology: the self-definition as a skeptic, which serves as a counterpoint to the currents of philosophy that consider him only as a naturalist, and the awareness of the limits of this same skepticism, which should not be seen as a reliable resumption of the pyrrhonian skepticism, but as a mitigated or academic skepticism, as he himself notes it and proposes it. This way, it can be established a balance between these two points of convergence in his thought, understanding them as additional to the composition of the same human nature science. Our task is to establish a conciliation between the skepticism and naturalism in the philosophy of Hume, taking as a basis the mitigated skepticism defended by him in An Enquiry Concerning Human Understanding, and a unitary vision of his philosophical project from the human nature science, presented in the introduction to the Treatise of Human Nature. |