Resumo: Graças ao vertiginoso avanço tecnológico o número de veículos automotores em atividade cresce constantemente em todo o mundo. Em situações brasileiras este fato é incentivado pelas facilidades de crédito e o próprio crescimento do país, considerado atualmente como um dos países emergentes que mais influenciam a economia mundial. Não obstante a este sucesso de vendas também aparecem alguns problemas, principalmente os ligados ao trânsito das cidades que muitas vezes não foram planejadas. Estes problemas são os mais variados, tais como: os de segurança, fluidez, conforto, dentre outros. Torna-se assim, imprescindível compreender o seu funcionamento e os fatores que nele influem. Neste sentido, o presente trabalho apresenta e aplica uma metodologia geralmente utilizada no desenvolvimento de produtos industriais, chamada Quality Function Deployment (QFD) para auxiliar a avaliação da qualidade do trânsito de cidades brasileiras. A flexibilidade apresentada pela metodologia permitiu relacionar variáveis técnicas que integram o processo com as necessidades dos protagonistas envolvidos. Realizaram-se testes com dados de uma determinada cidade e os resultados auferidos mostraram que a metodologia pode auxiliar a compreensão do processo, bem como a sua gestão.
Abstract: Due to the vertiginous technologic advance, the number of automobiles has been growing constantly in the whole world. In Brazil, considered to be the most economically influent and emergent country, this situation is increased by the country economic growth. Car selling has increased, so has the problems related to it, especially in less developed cities without a traffic program. These problems may vary in terms of security, flow, comfort, and others, what shows the importance of learning how it works and what influences it. This project presents a methodology used to aid the evaluation of Brazilian cities traffic called Quality Function Deployment (QFD), generally employed in the development of industrial products. The methodology allows the relation between technical variables and the user´s needs. Tests were developed using data from a city, and the results shows that this methodology may help to understand and manage the process. |