Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (Infra-estrutura e Sistemas Urbanos)

Início > Dissertações e Teses > Engenharias > Engenharia Civil > Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (Infra-estrutura e Sistemas Urbanos)

Título [PT]: Estudo do processo da degradação da paisagem no Jardim Aeroporto I, Município de Franca - SP
Autor(es): Marcelo Lemos Barini
Palavras-chave [PT]:

Voçorocas. Mapas temáticos. Erosão hídrica. Processos erosivos. Recuperação de áreas degradadas. Franca. São Paulo. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Gullies, Water erosion. Erosive processes. Recovery of degraded areas. Franca. São Paulo. Brazil.
Área de concentração: Infra-estrutura e Sistemas Urbanos
Titulação: Mestre em Engenharia Urbana
Banca:
Bruno Luiz Domingos De Angelis [Orientador] - UEM
Generoso De Angelis Neto - UEM
José Augusto de Lollo - UNESP
Resumo:
Resumo: O presente trabalho aborda uma voçoroca existente no município de Franca - SP, que está entre os centros urbanos de porte médio do interior paulista que não passaram por processo de metropolização. A cidade de Franca apresentou um processo de expansão acelerada e difusa, mas não apresenta loteamentos clandestinos e/ou favelas. Franca é marcada pela fragilidade natural do solo associada aos processos de expansão urbana através de loteamentos colocando a cidade entre os municípios paulistas que apresentam os problemas mais críticos quanto aos processos erosivos de grande porte - as voçorocas. O objetivo deste estudo foi de obter informações que possam subsidiar a formulação de estratégias visando à recuperação e conservação do objeto de estudo, o processo erosivo localizado no Jardim Aeroporto I, do Município de Franca - SP. O estudo permitiu compreender melhor como são formados os processos erosivos que, na cidade de Franca, surgem de forma indiscriminada. Isso foi possível após uma caracterização biofísica do município de Franca com base na análise de mapas temáticos (hidrografia, geomorfologia, geologia, pedologia, topografia) associada a um levantamento de referências bibliográficas sobre o tema, que permitiu compreender que não são apenas as ações antrópicas as únicas condicionantes dos processos erosivos. Foi possível observar que mesmo com a ineficiência da legislação, que aborda todo valor ecológico de conservação e/ou preservação, devido ao fato de estar simplesmente baseada na largura dos rios para a delimitação das faixas de proteção, desconsiderando uma série de especificidades locais relacionadas aos cursos d?água, que necessitam ser consideradas pelas medidas reguladoras incidentes sobre essas áreas. Conclui-se que a área deva ser recuperada no que diz respeito à vegetação no entorno da cabeceira e que em um segundo momento seja estudada a proposta da criação de um parque urbano que pertence a uma categoria de área verde da qual caracteriza-se como um espaço público com dimensões significativas e predominância de elementos naturais, principalmente cobertura vegetal, que contempla, além da função recreativa, normalmente reconhecidas as funções ecológica, estética e de educação.

Abstract: This current paperwork approach the gully's existence in the city of Franca - SP, that is between medium sizes urbancenters from the paulist inland that didn't pass thru the metropolitam process. The Franca's city presented an accelerated and diffuse expansion process, but do not present clandestine lots or slums. Franca is marked by the ground naturals fragility associated to the urban expansion process of lots putting these city between de paulists towns that shows the most critical problems as the highly erosive process - the gullies. This study goal was to get information that can subsides strategic formulations aiming for the recovery and conservation of the studied object, the erosive process located in the Airport's Garden I city of Franca-SP. These analysis allowed a better understood of how the erosive process are formed, that in Franca's town, appeals in discriminated way. It was possible after a biophysics characterization from Franca's town based on theme maps analyses (hydrography, geomorphology, geology, pedology, topography) associated to a bibliographic reference raising about these theme, that permitted comprise that aren't the anthropical actions the only conditionals from erosive process. Was possible observate that even with the inefficiency legislation, that approaches the whole ecological value of conservation and/or preservation, by the fact simply based on river enlargement to the delimitation of protection lanes, slighting a series of local specifications related to the water course that needs to be considerate from the rigging measures incidental above these surfaces. Concluding that the area has to be recovered in main of the vegetation around headboards and in second moment, the urban park creation proposal be studied that belongs to a green area category which characterizes themselves as a public space with meaningful dimensions and the natural elements predominance, vegetal covering mostly, that regard beyond the recreational function, normalcy recognized ecological, esthetical and educational functions. The present work deals about the existing gully in the city of Franca - SP, which is among the urban middle-sized state of São Paulo that have not gone through the process of metropolitanization.
Data da defesa: 22/03/2010
Código: vtls000210706
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2010
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Bruno Luiz Domingos De Angelis
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana
Nível: Dissertação (mestrado em Engenharia Urbana)/
UEM: Departamento de Engenharia Civil

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Marcelo Lemos Barini.pdf
Tamanho: 5789 Kb (5928084 bytes)
Criado: 04-09-2014 16:04
Atualizado: 04-09-2014 16:32
Visitas: 965
Downloads: 7

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.