Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: Biotecnétika : jogo integrador de conceitos emgenética
Autor(es): Arianne Francielle Silva Brão
Palavras-chave [PT]:

Genética. Jogos didáticos. Mapas conceituais. Paraná. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Genetics. Educational games. Conceptual maps. Paraná. Brazil.
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática
Banca:
Ana Maria Teresa Benevides-Pereira [Orientador] - UEM
Tânia Goldbach - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ
Luzia Marta Bellini - UEM
Resumo:
Resumo: No ensino das Ciências Biológicas, observa-se o predomínio de aulas expositivas; uma estratégia para mudar essa perspectiva tem sido o uso de atividades lúdicas, pelo interesse que despertam e por seu auxílio à aprendizagem. O presente estudo descreve e verifica o jogo Biotecnétika como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de Genética, conteúdo considerado dos mais difíceis em Biologia, em especial por sua linguagem específica. Composto por 26 cartas, denominadas como "temas" e 58 cartas "conceito", o jogo Biotecnétika foi aplicado às turmas de 3º ano do Ensino Médio de três colégios da rede estadual de ensino de uma cidade do interior do Paraná. Um questionário forneceu indicações sobre a opinião dos participantes sobre o jogo; e a comparação entre a elaboração de mapas conceituais realizados antes e depois da atividade propiciou elementos para a avaliação. Os questionários apresentaram 94% de respostas positivas ao uso do jogo, assim como sugestões em sua estrutura. Os mapas conceituais apontaram 60% de indícios de aprendizagem de Genética, e 60% dos alunos que responderam ao questionário disseram que o jogo auxiliou o aprendizado. Os professores participantes da pesquisa expressaram apoio ao jogo, salientando a possibilidade de ser utilizado na forma que se encontra ou ainda adaptado para as diferentes realidades encontradas em salas de aula.

Abstract: When teaching Biological Sciences there is still a predominance of expositive lectures and a strategy to change this perspective has been the use of playfulness, as they awake interest and help the learning process. This work describes and verifies the game Biotecnetiks, as a tool to help the process of teaching and learning Genetics, subject considered one of the hardest in Biology, mainly due to its specific language. It has 26 cards called "theme" and 58 cards called "concept", and the game was put into practice to groups of 3rd year of High School in three schools of the public education system in a city of Paraná, Brazil. A questionnaire supplied indications of participants' opinion about the game, as well as a comparison between elaboration of conceptual maps made before and after the activity provided elements to evaluation. The questionnaires present 94% of positive answers concerning the use of the game and suggestions about its structure. The conceptual maps indicated 60% of evidence of Genetics learning, as well as 60% of students answered that the game helped the learning. The teachers that participated of the activity support the game, and highlight the possibility of using it in this configuration or even adapted to different classroom realities.
Data da defesa: 01/03/2013
Código: vtls000204737
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2013
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Ana Maria Teresa Benevides-Pereira
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: ArianneBraoDissertacao.pdf
Tamanho: 4095 Kb (4192994 bytes)
Criado: 25-09-2014 08:07
Atualizado: 25-09-2014 08:36
Visitas: 1036
Downloads: 13

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.