Resumo: A pesquisa exposta nesta dissertação foi orientada pelo objetivo de investigar situações em que o jogo favorece a aprendizagem. Contando com a participação de 150 alunos de 1º ano de ensino médio da disciplina de química, elaborou-se um jogo com questões do conteúdo de tabela periódica e suas propriedades, na perspectiva de levar o estudante a se envolver com a atividade proposta e modificar sua concepção da disciplina. A pesquisa foi pautada na abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foram utilizados um questionário com questões abertas para aferir os conhecimentos prévios a respeito desse conteúdo de química e também acerca das concepções alternativas de atividades lúdicas, e as observações a respeito do jogo educativo aplicado para as nove turmas contempladas cujas ações foram registradas por meio de diário de campo, filmagens e gravações. Essa atividade teve como objetivo avaliar as potencialidades do jogo na disciplina mencionada. Na dissertação, são inicialmente apresentados os fundamentos teóricos dos jogos e da Teoria da Atividade de Leontiev, segundo a qual o aluno é considerado como sujeito ativo. Apresenta-se também a categorização da análise, elaborada como resultado dos questionários e da fala dos alunos e com o referencial da análise de conteúdo. Em seguida, foram discutidos os resultados da análise. Conclui-se que ao realizar a atividade, os alunos passaram a utilizar as funções psíquicas superiores, o que se evidencia nas respostas e nas indagações que fizeram aos colegas e professores. Além disso, o trabalho em grupo permitiu a interação social e a apropriação de novos saberes.
Abstract: The research exposed in this dissertation was guided by the objective of investigating situations in which the game encourages learning. With the participation of 150 students from 1st year of high school in the discipline of chemistry, we prepared a game with questions from the content of the periodic table and their properties with a view to bring the student to engage with the proposed activity and modify their design discipline . The research was based on a qualitative approach. To collect data, a questionnaire with open-ended questions were used to measure prior on the content of chemical knowledge and also about the alternative conceptions of leisure activities , and observations about the educational game applied to nine contemplated classes , whose actions were recorded by means of field diary , filming and recording . This activity aimed to evaluate the potential of the game in the aforementioned discipline. In the dissertation, are initially presented the theoretical foundations of gaming and Activity Theory Leontiev, monday to which the student is considered as an active subject. Also presented a categorization analysis, drafted as a result of the questionnaires and speech of students and the referential content analysis. Then discussed the results of the analysis. It is concluded that : during the activity, the students began to use the higher mental functions , as is evident in the questions and answers that made colleagues and teachers, group work allowed social interaction and appropriation of new knowledge. |