Resumo: O presente trabalho objetiva refletir sobre os acontecimentos traumáticos existentes nos romances O Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago e Fight Club, de Chuck Palahniuk, focalizando principalmente o colapso e a reestruturação da realidade nessas narrativas. Buscamos compreender os meios e as razões que levaram as personagens desses romances a experimentar a devastação da realidade socialmente organizadas como ocorre a reconstrução dessas realidades. A fim de compreender a relação entre sujeito e sociedade, lançamos mão de algumas ferramentas teóricas, como a tríade: Real, Simbólico e Imaginário, bem como os conceitos de Grande Outro e de Capitonê, instrumentos oriundos da psicanálise lacaniana e aqui relidos pelo prisma de Slavoj Žižek, cuja teoria,reunida sob a alcunha de materialismo lacaniano, propõe uma leitura de âmbito coletivo.Além disso, propomos um diálogo entre os dois romances no intento de melhor compreender a proximidade entre os textos, discutindo os meios e razões de tal contato.
Abstract: This essay aims to reflect on existing traumatic events in the novels Ensaio Sobre a Cegueira, by José Saramago and Fight Club, by Chuck Palahniuk, mainly focusing on the collapse and restructuring of reality in these narratives. We will seek to understand the means and reasons that lead the characters of these novels to experience the ravages of organized social reality and how the reconstruction of these realities occurs. In order to understand the relationship between subject and society we will launch up some theoretical tools like the triad: Real, Symbolic and Imaginary, as well as the concepts of Big Other and Capitone, instruments coming from Lacanian psychoanalysis and reread here through the prism of SlavojŽižek, whose materialism Lacanian, proposes a collective level reading. In addition, we will propose a dialogue between the two novels aiming to understand the closeness between the texts, discussing the means and reasons for this contact. |