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Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: Concepções de acadêmicos do curso de moda acerca da sustentabilidade
Título [EN]: Conceptions of fashion course students’ about sustainability
Autor(es): Ana Paula Furlan
Palavras-chave [PT]:

Sustentabilidade. Moda. Educação. Designer de moda. Educação ambiental. Meio ambiente. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Fashion. Sustainability. Environment. Brazil.
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática
Banca:
Maria Aparecida Rodrigues - [Orientador] - UEM
Angélica Góis Morales - UNESP
Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira - UEM
Resumo:
Resumo: Nas últimas décadas, tem se intensificado o interesse por estudos relacionados à questão da sustentabilidade em suas diferentes dimensões. No Brasil, o foco das pesquisas tem sido voltado para a questão do desenvolvimento sustentável, meio ambiente e responsabilidade social. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, tem como objetivo investigar concepções de acadêmicos do curso de Moda em relação à sustentabilidade, especialmente na Moda, durante uma intervenção pedagógica, no contexto da disciplina Desenvolvimentos de Produtos. Para tanto, participaram da pesquisa vinte acadêmicos do terceiro ano do referido curso, que foram conduzidos a responder ao questionário, apresentar seminários e produzir textos acerca da temática sustentabilidade. A análise dos dados, coletados por meio do questionário, de filmagens durante a apresentação dos seminários e dos registros escritos, sugere avanço na compreensão dos acadêmicos acerca do tema sustentabilidade, bem como a aplicação desse tema no campo da Moda, futura área de atuação dos sujeitos pesquisados.

Abstract: In the last decades, the interest on studies about sustainability in its different dimensions has intensified. In Brazil, the focus on researches has been directed to sustainable development, environment and social responsibility. This qualitative research aims to investigate conceptions of Fashion Course students' concerning the sustainability, especially in fashion, as a pedagogic intervention in the context of the Products Development subject. Twenty third grade students of that course participated in the research. The students were conducted to answer a questionnaire, presenting seminars and writing texts about the sustainability theme. The data analysis, collected by means of that questionnaire, filming of the seminars presentation and written records, suggests breakthrough in students' understanding about the sustainability theme, as well its application on Fashion field, the future area of the surveyed students.
Data da defesa: 10/12/2013
Código: vtls000220544
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2013
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Maria Aparecida Rodrigues
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Entrega Final 04.08.14.pdf
Tamanho: 742 Kb (760191 bytes)
Criado: 12-04-2016 14:13
Atualizado: 12-04-2016 14:27
Visitas: 822
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