Resumo: Nas últimas décadas, tem se intensificado o interesse por estudos relacionados à questão da sustentabilidade em suas diferentes dimensões. No Brasil, o foco das pesquisas tem sido voltado para a questão do desenvolvimento sustentável, meio ambiente e responsabilidade social. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, tem como objetivo investigar concepções de acadêmicos do curso de Moda em relação à sustentabilidade, especialmente na Moda, durante uma intervenção pedagógica, no contexto da disciplina Desenvolvimentos de Produtos. Para tanto, participaram da pesquisa vinte acadêmicos do terceiro ano do referido curso, que foram conduzidos a responder ao questionário, apresentar seminários e produzir textos acerca da temática sustentabilidade. A análise dos dados, coletados por meio do questionário, de filmagens durante a apresentação dos seminários e dos registros escritos, sugere avanço na compreensão dos acadêmicos acerca do tema sustentabilidade, bem como a aplicação desse tema no campo da Moda, futura área de atuação dos sujeitos pesquisados.
Abstract: In the last decades, the interest on studies about sustainability in its different dimensions has intensified. In Brazil, the focus on researches has been directed to sustainable development, environment and social responsibility. This qualitative research aims to investigate conceptions of Fashion Course students' concerning the sustainability, especially in fashion, as a pedagogic intervention in the context of the Products Development subject. Twenty third grade students of that course participated in the research. The students were conducted to answer a questionnaire, presenting seminars and writing texts about the sustainability theme. The data analysis, collected by means of that questionnaire, filming of the seminars presentation and written records, suggests breakthrough in students' understanding about the sustainability theme, as well its application on Fashion field, the future area of the surveyed students. |