Resumo: Com a necessidade da renovação do ensino de Ciências, verifica-se a importância de trabalhar junto aos professores da Educação Básica e superior sobre as perspectivas de ensino, num contexto de investigação-ação voltada à melhoria da qualidade do ensino. Assim, esta pesquisa teve como objetivo verificar quais são os avanços e os desafios de se trabalhar com a abordagem de Ensino por Pesquisa, durante a formação inicial e continuada de professores, tendo a bacia hidrográfica como tema de estudo. A perspectiva de Ensino por Pesquisa foi trabalhada com professores de Ciências da Natureza de escolas públicas do Norte do Paraná por meio de um curso de formação continuada. Essa mesma perspectiva também foi desenvolvida com licenciandos de um curso de Ciências Biológicas de uma universidade pública da mesma região. A metodologia de trabalho adotada foi a pesquisa colaborativa, considerando que é fundamental a partilha de saberes e experiências entre professores, na perspectiva de que estes últimos avaliem e reflitam sobre suas práticas, na busca de um ensino mais crítico. Para a coleta dos dados foram utilizados questionários, gravações de áudio e vídeo, relatos e discussões realizadas com os licenciandos e professores. A análise dos dados seguiu os pressupostos da análise de conteúdo. Os planejamentos dos projetos e oficinas pedagógicas realizadas pelos acadêmicos e professores foram analisados de acordo com os fundamentos da perspectiva de Ensino por Pesquisa. Como resultados foram elaborados e desenvolvidos projetos e oficinas de maneira colaborativa, seguindo os pressupostos do Ensino por Pesquisa. A análise e discussão dos resultados evidenciaram que o trabalho colaborativo possibilitou tanto aos professores quanto aos licenciandos o desenvolvimento de metodologias e estratégias de ensino diferenciadas, voltadas ao estudo da bacia hidrográfica com os alunos da Educação Básica. Proporcionou, ainda, a interação entre professores de diferentes áreas do saber na busca por um ensino-aprendizagem mais significativo a todos os envolvidos. Destaca-se ainda, que a colaboração mútua entre os sujeitos, num compartilhar de saberes, de experiências, de críticas e, também de angustias, apontou para novas possibilidades no ambiente escolar.
Abstract: The need for renewal in the teaching of Science reveals the relevance of working with elementary school teachers and with university professors within the investigation-action teaching context for the improvement of teaching quality. Current research verifies the progress and the challenges in working on Teaching by Research during the initial and continuous formation of teachers, specifically on the hydrographic basin as theme. Teaching by Research was undertaken by teachers of the Natural Sciences of government schools in the northern region of the state of Paraná, Brazil, within the context of a course in continuous education. A similar perspective was also developed with undergraduates of the Biology Course of a public university in the same region. Collaborative research methodology was adopted considering knowledge and experience sharing is essentially relevant among teachers. The latter may evaluate and deepen their practices for a more critical teaching. Questionnaires, recordings in audio and video, reports and discussions with the undergraduates and teachers were employed to collect data. Data analysis followed analysis of contents and the planning of projects and pedagogical workshops undertaken by undergraduates and teachers were analyzed under the Teaching by Research perspective. Planning and workshops were developed in a collaborative manner following the presuppositions of Teaching by Research. The analysis and discussion of results showed that collaborative work provides teachers and undergraduates the development of differentiated teaching methodologies and strategies on the study of the hydrographic basin. The interaction between teachers of different study areas was also enhanced by a more relevant teaching-learning stance for all involved. It should be underscored that the reciprocal collaboration between the subjects in sharing knowledge, experience, criticism and anguish pointed to new possibilities in the school environment. |