Dúvidas e sugestões
|
Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS) - Mestrado Profissional
Início > Dissertações e Teses > Lingüística, Letras e Artes > Letras > Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS) - Mestrado Profissional
Título [PT]: O meu pé de laranja lima : uma proposta metodológica a partir do texto verbal e do texto cinematográfico
Autor(es): Anadir Aparecida Selória
Palavras-chave [PT]:
Literatura. Cinema. Letramento literário. Ensino fundamental. Brasil. |
Palavras-chave [EN]:
Literature. Cinema. Reading. Literary literacy. Elementary School teaching. Brazil. |
Área de concentração: Literatura e Letramento Literário
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Margarida da Silveira Corsi [Orientador] - UEM
Carmen Rodrigues de Lima Delagnesi - UEM
Sandra Aparecida Pires Franco - UEL |
Resumo:
Resumo: Este estudo propõe um trabalho intertextual de leitura com livro "O meu pé de laranja lima" (1968), de José Mauro de Vasconcelos, e com o filme homônimo (2012), dirigido por Marcos Bernstein. Objetiva desenvolver atividades didáticas para os professores promoverem o desenvolvimento do letramento literário de alunos do 9° ano do ensino fundamental ll, por meio da analise comparativa entre as obras citadas e da transposição do verbal para o verbo- audiovisual. A proposta de leitura, organizada em uma unidade didática, culmina com a exibição do filme e com as atividades concernentes a ela. O trabalho é embasado na proposta sociointeracionista do discurso, de Bakhtin (1992, 1997, 2002); nas abordagens teóricas de Candido (1968, 2004) e de Compagnon (2009); na abordagem cinematográfica de Hohldfeld (1984) e de Stam (1992); de leitura de Micheletti (2006) e de Leffa (1996); e de letramento literário de Cosson (2014) e de Zaponne (2014). A analise comparativa é direcionada e fundamentada pelos pilares bakhtinianos dos gêneros do discurso (1992) 4 construção composicional, estilo e conteúdo temático, somando a estes as condições de produção das obras; pelas contribuições de Bourneuf e Ouellet (1976) a respeito da construção composicional do romance; pelos estudos realizados por Faria (1997) para trabalhar o estilo do autor; e pelas informações peculiares sobre cinema fornecidas por Araujo (1995). O material didático desenvolve-se por atividades sequenciais, sugeridas por Rildo Cosson (2014), com explanações de conteúdos específicos respaldadas por Soares (1997), Boumeuf e Ouellet (1976), Cegalla (1990) e Micheletti (2006). O trabalho justifica-se porque a associação entre romance e filme e uma forma de fomentar o interesse dos alunos pela leitura por envolver mídias Voltadas para sua realidade, além de apresentar passos para a leitura do livro e estratégias para estimulá-los e incentivá-los durante a aplicação da proposta. E o resultado dos estudos realizados no PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras - modalidade de curso Stricto Sensu que visa a elaboração de material didático para assessorar professores do ensino fundamental I e Il. Iniciativa que vem ao encontro dos anseios de professores de Língua Portuguesa em busca de direcionamentos que auxiliem no desenvolvimento do gosto pela leitura, do letramento literário e de metodologias de ensino que tornem as aulas mais dinâmicas, preenchendo as necessidades do aluno contemporâneo. Esta proposta oportuniza a ampliação dos horizontes dos estudantes com relação ao texto escrito em comparação com a película, ensinando-lhes especificidades do romance e do filme que poderão fornecer-lhes conhecimentos para observar e analisar outras obras transpostas para o cinema. Além de utilizar mecanismos para as habilidades de leitura e de escrita que podem contribuir para um posicionamento diante das mais variadas situações vivenciadas em seu cotidiano.
Abstract: This study proposes an intertextual work with the book "My Sweet Orange Tree" (1968), by Jose Mauro de Vasconcelos, and with the movie homonym (2012), directed by Marcos Bemstein. The main purpose is to develop didactic activities for the teachers to promote the development of literary literacy among 9th grade students from elementary schools, through comparative analysis of the song and the movie mentioned previously and also the change from verbal language into audio-visual verbal language. The reading activity, organized in a didactic unit, ends with an exhibition of the movie and also the activities about it. This research is based on Bakhtin's theory about the socio-interactionism ofthe discourse (1992, 1997, 2002); the theoretical approach proposed by Candido (1968, 2004) and Compagnon (2009); the cinematographic approach by 1-lohldfeld (1984) and Stam (1992); the Micheletti (2006) and Letfa researches (1996); and the literary literacy theory by Cosson (2014) and Zaponne (2014). The comparative analysis is directed and based on the Bakhtin's pillars of genres analysis (1992) - compositional construction, style and subject matter, adding to them the production conditions of theses writings; it was also influenced by Bourneuf and Ouellet contributions (1976) in regard to the compositional construction of the romance; by Faria's studies (1997) to focus on the author's style; particular information regarding cinema provided by Araujo (1995). The educational material has series activities, suggested by Rildo Cosson (2014), with explanations of specific contents supported by Soares (1997), Boumeuf and Ouellet (1976), Cegalla (1990) and Micheletti (2006). This research is justified because the relation between the romance and the movie is a way of catching students' attention for the reading, so that these midias retlect their reality, besides presenting the steps for this book reading an strategies to make them involved during the implementation of the proposal. lt is the result of the studies carried out at PROFLETRAS - Professional Mastery in Letters - Stricto Sensu modality that aims the preparation of educational resources to support Elementary School teachers. This ongoing formation fulfills the portuguese teachers in the search for strategies to develop their Wishes for reading, the literary literacy and teaching approaches that can make classes more interesting in such a way that till current needs of the students. So that the proposal can give students the opportunity to broaden their horizon when they compare the written text with the movie, teaching them the characteristics of the romance and the film so that it can improve their knowledge to observe and analyse other works adapted for films. Besides increasing the reading and writing skills it also enables the students to have a critical viewpoint of the different situations in their daily lives. |
Data da defesa: 17/08/2015
Código: vtls000220592
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2015
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Margarida da Silveira Corsi
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM: Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: anadir_dissertacao_final_2015.pdf
Tamanho: 2155 Kb (2206962 bytes)
Criado: 23-04-2016 10:15
Atualizado: 29-03-2018 11:10
Visitas: 909
Downloads: 2
[Visualizar] [Download]
Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.
|