Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL

Início > Dissertações e Teses > Ciências da Saúde > Educação Física > Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL

Título [PT]: A formação do bacharel em Educação Física e o campo de intervenção profissional : um estudo de caso
Título [EN]: The formation of a bachelor in physical education and the field of professional intervention: a case study
Autor(es): Ana Amélia Anzolin
Palavras-chave [PT]:

Educação física. Formação acadêmica. Educação física. Formação profissional. Atuação profissional. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Professional Training. Physical Education. Bachelor. Brazil.
Área de concentração: Educação Física e Sociedade
Titulação: Mestre em Educação Física
Banca:
Ieda Parra Barbosa Rinaldi [Orientador] - UEM
Juarez Vieira do Nascimento - UFSC
Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira - UEM
Resumo:
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo geral de analisar a formação inicial de bacharéis em educação física de uma IES pública do estado Paraná e a sua relação com a atuação profissional nos diferentes campos de intervenção. Caracterizou-se como estudo de caso. Para selecionar a instituição participante, fizemos um recorte intencional delimitando como objeto de pesquisa uma instituição de ensino superior (IES) pública do estado do Paraná, pelo fato da pesquisadora ter realizado a formação inicial nessa instituição, incitando o desejo de conhecer como esta vem desenvolvendo o curso de bacharelado em educação física, visto que atua nesse campo. Outro motivo, é que a instituição e o curso selecionados são tradicionais no estado do Paraná, sendo um curso criado em 1972 e reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura desde 1976. Participaram da pesquisa, cinco docentes e 25 egressos do curso de educação física em bacharelado. Como fonte de dados, analisamos o projeto pedagógico do curso pesquisado, assim como coletamos dados por meio de entrevista semi-estruturada com docentes e aplicamos um questionário com os egressos. Para o tratamento dos dados, tanto dos documentos (projeto pedagógico) como das entrevistas transcritas e dos questionários, fizemos uso da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), assim como de estatística descritiva simples. Os resultados da investigação indicaram que docentes e egressos percebem que o campo de atuação no âmbito do bacharelado necessita de profissionais qualificados, sendo necessário, para tanto, uma revisão do projeto pedagógico do curso pesquisado, na tentativa de buscar uma formação adequada e que esteja de acordo com os espaços interventivos. Entretanto, sobre a contribuição da formação inicial para a prática profissional em educação física, na opinião dos egressos destacam-se pontos negativos, ressaltando falta de organização, planejamento, preparação, atualização e interesse por parte dos docentes. Embora, a maioria dos egressos esteja contente em relação às áreas de intervenção, demonstrando satisfação com as atividades que realizam e a academia é o local que acolheu a maior parte dos egressos da IES pesquisada. Apontamos neste estudo a necessidade de reestruturação da formação inicial em educação física para o curso de bacharelado em educação física pesquisado, dirigindo-se as disciplinas desnecessárias no sentido de promover uma formação coerente com os campos de intervenção específicos.

Abstract: The present study was developed with the general objective to examine the initial training of bachelors in physical education from a public institutions upper education of the state of Parana and its relationship to professional practice in different fields of intervention. Characterized as a case study. To select the participating institution, we have made a cut-out intentional delimiting as object of research an public institutions upper education of the state of Parana, by the fact that the researcher have carried out the initial training at this institution, by encouraging the desire to know how this has been developing the course of bachelor in physical education, since it operates in this field. Another reason, and that the institution and the course selected are traditional in the state of Parana, a course created in 1972 and recognized by the Ministry of Education and Culture since 1976. Participated of the paper research, five teachers and 25 graduates of the physical education course in bachelor. As a data source, we look at the pedagogic project of course researched, as well as data were collected by means of semi-structured interviews with teachers and applied a questionnaire with the graduated. For the treatment of data, as of the documents (pedagogical project) as of transcribed interviews and questionnaires, we have made use of the content analysis technique proposed by Bardin (1977), as well as descriptive statistics simple. The results of the research indicated that teachers and graduated realize that the field of action in the context of baccalaureate requires qualified professionals, it is necessary, for both, a review of teaching project, in an attempt to seek proper training and that is in accordance with the interventionist spaces. However, on the contribution of initial training for professional practice in physical education, in the opinion of the graduates stand out negatives, highlighting lack of organization, planning, preparation, updating and interest on the part of teachers. Although most graduates are happy in relation to areas of intervention, showing satisfaction with the activities they perform and the gym is the place that housed most of the graduates of HEIs surveyed. We have pointed out in this study the need for restructuring of initial training in physical education for the course of bachelor in physical education researched, addressing the disciplines unnecessary to promote a consistent training with the fields of specific intervention.
Data da defesa: 27/07/2012
Código: vtls000205482
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2012
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Ieda Parra Barbosa Rinaldi
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física, Universidade Estadual de Londrina. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física
Nível: Dissertação (mestrado em Educação Física)
UEM: Departamento de Educação Física
UEL: Departamento de Educação Física

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: A formação do bacharel em educação física e o campo de intervenção profissional - um estudo de c2.pdf
Tamanho: 1595 Kb (1633781 bytes)
Criado: 26-04-2016 09:40
Atualizado: 26-04-2016 09:45
Visitas: 1439
Downloads: 21

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.