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Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS) - Mestrado Profissional

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Título [PT]: A leitura literária : uma proposta de abordagem da construção descritiva no conto Sarnento, pulguento, magrinho, uma graça!
Autor(es): Diana Karla Hernandes
Palavras-chave [PT]:

Literatura. Leitura literária.Conto. Unidade didática. Ensino fundamental. Proposta metodológica. Literatura infantojuvenil. Séries finais. Ensino-aprendizagem.
Palavras-chave [EN]:
Lecture Littéraire. Conte. Description. Unité Didactique. Enseignement Fondamental. Bresil.
Área de concentração: Literatura e Letramento Literário
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Carmen Rodrigues de Lima [Orientador] - UEM
Alba Krishma Topan Feldman - UEM
Margarida da Silveira Corsi - UEM
Resumo:
Resumo: Esta dissertação tem como tema a leitura literária. Em virtude da amplitude dessa temática, fizemos o recorte teórico privilegiando a abordagem da construção descritiva. O objetivo principal desse trabalho é, assim, apresentar uma proposta de abordagem para a prática da leitura do texto literário, em sala de aula, a partir do conto "Sarnento, pulguento, magrinho, uma graça!", de Adriana Falcão (2002). Pretendemos, por intermédio desse trabalho, incentivar a prática da leitura do texto literário em sala de aula, ampliando as possibilidades de análise e de interpretação desse tipo de linguagem. Para a realização dessa tarefa, nosso trabalho implica o estudo particularizado da sequência descritiva no texto literário. Considerada como um exercício de fácil reprodução, na realidade, a elaboração de uma sequência descritiva demanda um trabalho, em que sejam percebidas certas habilidades na utilização de mecanismos da língua, próprios desse tipo de escrita. Desta forma, o objetivo de propormos um estudo voltado para a análise da sequência descritiva não visa o estudo da linguagem literária por meio da observação de fundamentos linguísticos, mas o exame dos recursos que a língua dispõe e que são empregados por esse modo particular de construção textual. Isso porque acreditamos que um trabalho voltado para a apreensão desses mecanismos certamente é importante para o aprendizado tanto da língua quanto da literatura, uma vez que o universo das narrativas, assim como o universo de outros gêneros textuais, é permeado por esse tipo de construção textual. Para o desenvolvimento do nosso trabalho, utilizamos os estudos de Bordini e Aguiar (1993), Micheletti (2006), Marcuschi (2010), Cosson (2014), Zilberman (2009), Adam e Revaz (1997), Tisset (2000), entre outros. Além desses autores, nos pautamos, ainda, nos pressupostos da perspectiva dialógica do discurso de Bakthin (2003), que explicita a importância do contexto de produção, da observação do estilo, da estrutura composicional e do tema que constituem um determinado gênero -nesse caso particular: o conto- para a apreensão do sentido do texto. O corpus do trabalho é formado pelo conto "Sarnento, pulguento, magrinho, uma graça!". Com base nele, realizamos a análise e elaboramos uma proposta de intervenção didática sob o modelo de sequência didática expandida sugerida por Cosson (2014). Como contribuições, a pesquisa aponta a necessidade de se redimensionar o trabalho com literatura no Ensino Fundamental, de modo a contribuir de maneira relevante para o desenvolvimento dos educandos. A pesquisa sugere que a prática da leitura literária, por meio da observação dos recursos utilizados na construção descritiva, é uma possibilidade -dentre tantas outras- de auxiliar na formação de leitores proficientes, capazes de compreender os textos que leem, de realizar inferências e de apreender os sentidos que eles veiculam.

Résumé: Ce mémoire a comme thème la lecture littéraire. En raison de l'ampleur de ce thème, on a fait une coupure théorique en privilégiant l'approche de la consctruction descriptive. L'objectif principal de ce travail est présenter une approche pour la pratique de lecture du texte littéraire, en salle de classe, à partir du conte "Sarnento, pulguento, magrinho, uma graça!,'d 'Adriana Falcão (2002). Notre intention est encourager la pratique de la lecture du texte littéraire en salle de classe, en élargissant les possibilités d'analyse et d'interprétation de ce type de langage. Pour accomplir cette tâche, on doit étudier particulièrement la séquence descriptive dans le texte littéraire. Considérée comme un exercice facile à réproduire, en réalité l'élaboration d'une séquence descriptive demande un travail de perception minutieuse de quelques habilités dans l'utilisation de mécanismes de la langue propres de ce type d'écriture. De cette façon, l'objectif de proposer une étude autour de l'analyse de la séquence descriptive n'a pas comme but l'étude du langage littéraire par moyen de l'observation des fondements de la linguistique, mais l'examen des ressources que la langue dispose et qui sont employées par ce mode particulier de construction textuelle. On croit qu'un travail autour de la compréhension de ces mécanismes est tout à fait important pour l'apprentissage aussi de la langue que de la littérature puisque l'univers du récit comme l'univers d'autres genres textuels est pénétré pour ce type de construction textuelle. Pour le développement de ce travail, on a utilisé les études de Bordini et Aguiar (1993), Micheletti (2006), Marcuschi (2010), Cosson (2014), Zilberman (2009), Adam et Revaz (1997), Tisset (2000), parmi d'autres. Au delà de ces auteurs, on s'est conduit dans la perspective du dialogisme du discours de Bakthine (2003), qui explicite l'importance du contexte de production, de l'observation du style, de la structure compositionnelle et du thème qui constituent un genre determiné "dans ce cas particulier, le conte" pour la compréhension du sens du texte. Le corpus de ce travail est formé par le conte "Sarnento, pulguento, magrinho, uma graça!," et en le tenant comme base, on a réalisé une analyse et on a élaboré une propostion d'intervention didactique sous le modèle de séquence didactique étendue suggérée par Cosson (2014). Comme contribuition, cette recherche envisage la nécessité de proportionner le travail avec la littérature dans l'Enseignement Fondamental, de façon à contribuer pour le développement des enseignants. La recherche suggère que la pratique de la lecture littéraire, au moyen de l'observation des ressources utilisées dans la construction descriptive, c'est une possiblité d'auxilier la formation de lecteurs plus habiles, capables de comprendre les textes lus, de réaliser analogies et d'appréhender les sens qu'ils véhiculent.
Data da defesa: 2015
Código: vtls000221641
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2015
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Carmen Rodrigues de Lima
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM: Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertação 19-01.pdf
Tamanho: 1398 Kb (1431600 bytes)
Criado: 27-04-2016 17:13
Atualizado: 27-04-2016 17:49
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