Resumo: Este trabalho objetiva problematizar, refletir e analisar a prática pedagógica, enfocando os processos de ensino-aprendizagem e de profissionalização docente na formação continuada de professores no enfrentamento à violência escolar. Busca-se o entendimento das relações da ação docente com as interferências socioculturais no cotidiano da prática educativa, visando à inter-relação entre a teoria e a prática, bem como o seu entendimento e desempenho acerca da formação continuada, em concordância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - 9394/96 e as legislações vigentes no Estado do Paraná. O procedimento que conduz a investigação a respeito da formação continuada de professores, bem como as dificuldades que os docentes enfrentam na escola ao se depararem com demandas tão específicas e com necessidades distintas, se define a partir de uma reflexão sobre os dados resultantes de pesquisa bibliográfica, a fim de que possa ser apresentada uma síntese das pesquisas existentes na área em que o problema se situa. A partir disso, inferimos que a formação continuada de professores no enfrentamento à violência é um requisito para o trabalho docente, dado às mudanças sociais, o que exige a formulação de políticas públicas que atendam as diferentes demandas e que respondam a esta problemática.
Abstract: This work aims to analyze, reflect and analyze the pedagogical practice, focusing on the processes of teaching and learning and professionalization in initial and continuing training of teachers. Seeks to understand the relationship teaching action with sociocultural interference in daily educational practice, aiming at the interrelationship between theory and practice as well as their understanding and performance on the continuous training, in accordance with the Law of Guidelines and Bases of National Education - 9394/96 and the current laws in the State of Paraná. The procedure leading research concerning the continuing education of teachers as well as the difficulties that teachers face in school when faced with such specific demands and different needs, is defined from a reflection on the evidence from literature , se that a synthesis of the researches can be made in the area where the problem pies. From this, we infer that the continuing education of teachers in combating violence is a requirement for teachers' work, given the social chances, which requires the formulation of public policies that meet the different demands and to respond to this issue. |