Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa que buscou investigar as contribuições que a atividade de mediação em um museu de ciências propicia para a formação inicial dos professores de Física. Para isso, buscou-se referenciais teóricos sobre formação de professores e suas necessidades formativas, sobre o trabalho de mediação em museus e seus saberes, e sobre as interações entre a Educação Formal e Não Formal. Nossa base de dados foi construída com entrevistas realizadas com professores de Física que durante sua formação inicial trabalharam como mediadores na área de Física no Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá. Essas entrevistas, após transcritas, foram submetidas ao processo de Análise Textual Discursiva, ao final do qual foi possível observar que a atividade de mediação, em sua complexidade e dinâmica, contribuiu para a formação desses mediadores não apenas por intermédio das necessidades formativas, mas também com uma carga de saberes da experiência que só conseguiriam adquirir após algum tempo de profissão, e também com desenvolvimento de qualidades que sugerem uma valorização da afetividade enquanto ferramenta didática. Também é possível notar o reconhecimento do museu como local de aprendizado e formação e, que aliado a escola, se mostra como uma ferramenta que ainda pode ser muito aproveitada, tanto na formação inicial como no ensino de ciências.
Abstract: This work is the result of a research that investigated the contributions that the mediation activity in a science museum provides for the initial training of Physics teachers. For this, we sought theoretical references on training of teachers and their training needs, about mediation work in museums and their knowledge, and on linkages between formal and non-formal education. Our database was built with interviews conducted with physics teachers that during their initial training worked as mediators in physics area in the Interdisciplinary Dynamic Museum of the State University of Maringa. These interviews after transcribed, were submitted to the Discursive Textual Analysis process, the end of which it was observed that the mediation activity in its complexity and dynamics, contributed to the formation of these mediators not only through the training needs, but also whit an experience knowledge of load they could only acquire after some time of profession, and also whit development of qualities that suggest a valuation of affection while teaching tool. You can also note the recognition of the museum as a place of learning and training, and that also associatedwith school, is shown as a tool that can still be very exploited, both in initial formation as in science education. |