Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras

Início > Dissertações e Teses > Lingüística, Letras e Artes > Letras > Programa de Pós-Graduação em Letras

Título [PT]: A poesia de Gomes Leal : paisagem e decadência como formas de revelação lírica
Autor(es): Kellen Fátima Wiginescki de Barros
Palavras-chave [PT]:

Poesia. Decadentismo. Paisagem urbana (Literatura). Revelação lírica. Claridades do Sul (Gomes Leal). Poesia portuguesa. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Poetry. Claridades do sul (Gomes Leal). Decadentism. Landscape. Revelation lyric. Brazil.
Área de concentração: Estudos Literários
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Clarice Zamonaro Cortez [Orientador] - UEM
Maria Natália Ferreira Gomes Thimóteo - UEM
Rosana Cristina Zanelatto Santos - UFMS
Resumo:
Resumo: O estudo em questão advém da percepção de Gomes Leal (1848-1921) sobre temas universais transcrita de forma heteróclita e compósita, demonstrando como a paisagem e o espaço urbano decadente influenciaram em seu estado de espírito. Este trabalho, objetiva, primeiramente, compreender essa relação entre o texto poético e a paisagem, elementos reveladores do estado de espírito do poeta, em sua principal obra, Claridades do Sul, cuja primeira edição data de 1875. A obra em questão apresenta inovação na linguagem e na temática, numa postura de libertação dos padrões estabelecidos até então e reflete tanto a vida conflituosa e inconstante do poeta como também o meio em que vivia. Levando em conta que o homem é parte integrante da paisagem e que nesse contexto, sujeito e objeto não se separam, percebemos que o espaço urbano descrito pelo eu lírico é, na verdade, o estado de espírito do próprio poeta. Uma vez parte complementar da paisagem, o poeta a absorve, e, nesse processo, tanto sujeito quanto objeto vão se degenerando e refletindo-se diretamente na construção poética. A relevância da pesquisa se justifica em função da grandeza do movimentos literários do século XIX, em seus Ismos, Romantismo, Realismo, Simbolismo, Decadentismo, referências às manifestações posteriores em todas as modalidades de arte. O presente trabalho está ancorado nos pressupostos teóricos de Candido, Aguiar e Silva, Bosi, Borges, Paz, entre outros, que versam sobre teorias do texto poético, bem como nas ideias teóricas sobre espaço e paisagem, de autoria de Santos e Oliveira, Blanchot, Bachelard, Alves, Collot, Oliveira, Marandola Júnior, entre outros. Depreendemos que Gomes Leal revelou de forma profundamente lírica, à luz do seu tempo, a visão singular do meio decadente em que se encontrava, nos versos que compõem Claridades do Sul. Contribuir com a fortuna crítica da obra poética de Gomes Leal foi um dos principais objetivos desta dissertação de mestrado.

Abstract: This study stems from the perception Gomes Leal (1848-1921) on universal themes transcribed on heteroclite and composite, demonstrating how the landscape and urban space decadent influence on your mood. This work aims, first, to understand the relationship between the text and the poetic landscape, revealing elements of the state of mind of the poet in his major work Claridades do Sul, whose first edition dates from 1875. The work in question presents innovation in language and theme, in a posture of release of previously established standards and reflects both the shifting and conflicting life of the poet as well as the environment in which they lived. Taking into account that man is an integral part of the landscape and in this context , subject and object are not separate, we realized that the urban space is described by lyrical, in fact, the state of mind of the poet himself. Once complementary part of the landscape, the poet absorbs, and in the process, both subject and object will degenerate and reflecting directly the poetic construction. The relevance of the research is justified by the magnitude of the literary movements of the nineteenth century, in their Isms Romanticism, Realism, Symbolism, Decadentism , references to later manifestations in all forms of art. This work is based on the theoretical principles of Candido, Aguiar and Silva, Bosi, Borges, Paz, among others, claiming the theories of poetic text, as well as the theoretical ideas about space and landscape, authored by Santos and Oliveira, Blanchot, Bachelard, Alves, Collot, Oliveira, Marandola Jr., among others. We inferred that Gomes Leal revealed so deeply lyrical, in light of its time, the singular vision of the medium in which it was decadent, the verses that make up clarities South Contribute fortune critique of poetic work of Gomes Leal was a major objectives of this dissertation.
Data da defesa: 20/08/2013
Código: vtls000210386
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2013
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª. Dr.ª. Clarice Zamonaro Cortez
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes . Programa de Pós-Graduação em Letras
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)
UEM: Departamento de Letras

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: kellen wiginescki dissertacao completa.pdf
Tamanho: 1068 Kb (1094041 bytes)
Criado: 12-05-2016 17:00
Atualizado: 12-05-2016 17:07
Visitas: 884
Downloads: 3

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.