Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Sociedade e Políticas Públicas)

Início > Dissertações e Teses > Ciências Humanas > Sociologia > Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Sociedade e Políticas Públicas)

Título [PT]: A cruzada das crianças : um estudo de caso sobre as condições sociais de infância na contemporaneidade
Título [EN]: The New Crusade of Children: a case study on the social conditions of childhood in contemporary contexts
Autor(es): Douglas Tadeu da Silva Facci
Palavras-chave [PT]:

Infância. Crise social. Sociologia da Infância. Crise Social da infância. Autonomia da Criança. Formação Social. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Sociology of Childhood. Social Crisis of childhood. Child's Autonomy. Social Formation. Brazil.
Titulação: Mestre em Ciências Sociais
Banca:
Luiz Antonio Afonso Giani [Orientador] - UEM
Elizabeth Piemonte Constantino - UNESP/Assis
Geovâneo Edervaldo Rossato - UEM
Resumo:
Resumo: Esse texto compreende os resultados da pesquisa realizada em nível de mestrado, cujo objetivo central foi investigar as condições sociais de infância, problematizando a questão da experiência de vida e da autonomia da criança na contemporaneidade. O objeto de pesquisa deste estudo pode ser explicitado como sendo a experiência de infância entre crianças pré-adolescentes estudantes de uma escola pública estadual na cidade de Maringá, no Paraná, e através da qual se buscou uma abordagem empírica e uma reflexão teórica das condições da infância na contemporaneidade. Esse estudo consiste, em parte, na seleção, articulação e apresentação de um denso material empírico, gerado em um trabalho de campo com as crianças de uma turma da quinta-série, cuja faixa etária situa-se, predominantemente, entre 10 a 12 anos, embora algumas, sendo repetentes, ultrapassem essa idade. Através de um trabalho de cunho etnográfico obteve-se uma vasta quantidade e diversidade de informações a respeito das condições de vida das crianças, tanto em sua dimensão subjetiva (psicológica) quanto social. Sendo assim, essa pesquisa consiste, também, em um esforço teórico, sociológico, antropológico, reflexivo, em contextualizar, analisar, interpretar (no sentido de compreender) e reconstituir esse material, e assim fazer emergir essas experiências de infância, além da sua manifestação fenomenológica e fragmentada. Nesse forçoso exercício dialético entre as condições de existências das crianças envolvidas na pesquisa e a reflexão teórica a respeito, reportou-se aos pressupostos teórico-metodológicos da nova Sociologia da Infância, que ganha destaque no campo acadêmico com uma nova abordagem da infância, enquanto uma categoria social do tipo geracional, e da criança como um ator social, envolvida de forma ativa nos processos de sua formação social. Adotou-se o estudo de caso etnográfico como formato metodológico da pesquisa, a partir de um posicionamento teórico decorrente de um cruzamento paradigmático, designado interpretativismo crítico. Pôde-se concluir, a partir do material empírico e à luz da bibliografia crítica selecionada, que a sociedade contemporânea nega as condições necessárias para a afirmação social da criança, nega a sua autonomia efetiva através de processos sociais que esvaziam a infância e a sociabilidade necessária ao desenvolvimento de uma individualidade social plena.

Abstract: This text contains the results of research performed in master, whose central goal was to investigate the social conditions of childhood, problematizing the issue of experience of life and of the child's autonomy in contemporaneity. The object of this study can be explained as being the experience of childhood among children pre-adolescent students in a public school, in the town of Maringa, Parana, and through which it sought an empirical approach and a theoretical reflection of conditions of childhood in contemporary times. This study is, in part, in the selection, coordination and presentation of a dense empirical material, generated in a field work with children in a class of fifth-series, whose age range is situated, predominantly, between 10 to 12 years, although some, being exceedingly, beyond this age. Through a study of ethnographic nature it was obtained a vast quantity and diversity of information regarding the living conditions of children, both in its subjective dimension (psychological) and social. Thus, this research is, also, in an effort theoretical, sociological, anthropological, reflexive, in contextualizing, analyze, interpret (in the sense of understanding) and to reconstitute this material, and thus do emerge from these experiences of childhood, in addition to its phenomenological manifestation and fragmented. In this we must exercise dialectic between the conditions of existing stocks of children involved in the research and the theoretical reflection to respect, reported to the theoretical-methodological assumptions of the new Sociology of Childhood, which gains prominence in the academic field with a new approach of childhood, while a generational category, and the child as a social actor, involved in active form in the processes of their social formation. Adopted the ethnographic case study format as methodological research, from a theoretical positioning resulting from an intersection paradigmatic, designated interpretativismo critical. It can be concluded, from the empirical material and the light of the selected critical bibliography, that contemporary society denies the necessary conditions for a social statement of the child, denies his effective autonomy through social processes that deflate the childhood and the sociability necessary to the development of a full social individuality.
Data da defesa: 2013
Código: vtls000215208
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2013
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Luiz Antonio Afonso Giani
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Nível: Dissertação (mestrado em Ciências Sociais)
UEM: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Douglas Tadeu da Silva Facci.pdf
Tamanho: 650 Kb (665335 bytes)
Criado: 19-05-2016 14:54
Atualizado: 19-05-2016 15:00
Visitas: 1057
Downloads: 9

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.