Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Sociedade e Políticas Públicas)

Início > Dissertações e Teses > Ciências Humanas > Sociologia > Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Sociedade e Políticas Públicas)

Título [PT]: O Brasil de desenho : uma análise de personagens brasileiros nas animações de Hollywood
Título [EN]: The Brazil Cartoon: An analysis of Brazilian characters in Hollywood animation movies
Autor(es): Anderson Alves da Rocha
Palavras-chave [PT]:

Animação (Cinematografia). Identidade cultural. Zé Carioca (Personagem de cinema). Blu (Personagem de cinema). Cinema de animação. Criação de identidades. Hollywood. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Animation movie. Identities creation. Zé Carioca. Blu. Hollywood. Brazil.
Área de concentração: Sociedade e Políticas Públicas
Titulação: Mestre em Ciências Sociais
Banca:
Zuleika de Paula Bueno [Orientador] - UEM
Andrea Cristina Versuti - UFG
José Henrique Rollo Gonçalves - UEM
Resumo:
Resumo: Este trabalho tem como principal finalidade investigar a relação entre a produção fílmica americana, especialmente relacionada ao cinema de animação, com a caracterização de personagens e cenários tipicamente brasileiros nos filmes "Aquarela do Brasil" de 1943 e "Rio" de 2011. Neste sentido, a revisão bibliográfica direcionou a pesquisa para a compreensão do cinema como agente criador de realidades, tradições e símbolos, que doravante se disseminam por meio da comunicação de massa. Na análise fílmica, o intuito é determinar quais os principais pontos de aproximação e de distanciamento entre as duas obras, do ponto de vista estético e cinematográfico. Para tanto, são apresentadas características marcantes da produção de cinema de Hollywood durante os períodos contemporâneos às obras, a Época de Ouro e a Nova Hollywood, respectivamente. O trabalho se propõe, ainda, discutir os mecanismos de criação de identidades, tendo como base os meios de comunicação de massa, sobretudo com apoio nas reflexões propostas pelos Estudos Culturais. A pesquisa também apresenta uma descrição das duas obras analisadas, tais como a transcrição minuciosa das animações, informações técnicas e conceituais acerca da produção, bem como o histórico e a repercussão dos filmes. Mediante a análise, é possível perceber que os filmes exerceram papel proeminente na distribuição de informações e na caracterização do Brasil no imaginário do público dentro e fora do país, por meio dos meios de comunicação de massa. Do ponto de vista cinematográfico, é visível a relação clara entre as duas obras, nas cores, trilhas sonoras e cenários.

Abstract: This work has as main purpose investigating the relationship between American film production, especially related to the animated film, with the portrayal of characters and typically Brazilian scenarios in the films "Watercolor of Brazil" of 1943 and "Rio" of 2011. To that effect, the literature review research directed to the understanding of cinema as a creative agent of realities, traditions and symbols, which now spread through the mass media. In film analysis, the aim is to determine which the main points approximation and distancing between the two works, from an aesthetic and cinematic view. To do so, remarkable features of the production of Hollywood during the relative period the works are presented, the Golden Age and the New Hollywood, respectively. The paper proposes also discuss the mechanisms of identities creation, based on the mass communication, especially with the support from the Cultural Studies. The research also provides a description of the two works analyzed, such as the detailed transcript of animations, technical and conceptual information about the production as well as the history and impact of the movies. Through the analysis, it can be seen that the films have had a prominent role in the distribution of information and the characterization of Brazil in the imagination of the public inside and outside the country through the mass communication. From cinematographic point of view, is visible the clear relationship between the two works, on the colors, soundtracks and scenes.
Data da defesa: 28/05/2014
Código: vtls000222234
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2014
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Zuleika de Paula Bueno
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes . Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Nível: Dissertação (mestrado em Ciências Sociais)
UEM: Departamento de Ciências Sociais

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Anderson Alves da Rocha.pdf
Tamanho: 9301 Kb (9524684 bytes)
Criado: 23-05-2016 16:37
Atualizado: 23-05-2016 17:12
Visitas: 830
Downloads: 8

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.