Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Sociedade e Políticas Públicas)

Início > Dissertações e Teses > Ciências Humanas > Sociologia > Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Sociedade e Políticas Públicas)

Título [PT]: Mapeando a aprendizagem profissional por meio da análise institucional
Autor(es): João Vitor Cruzoletto
Palavras-chave [PT]:

Análise institucional. Aprendizagem profissional. Políticas públicas. Espaços institucionais. Entidade assistencial. Educação profissional. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Institucional analysis. Care entiy. Profesional education. Professional learning. Public policy and institutinal spaces. Brazil.
Área de concentração: Sociedade e Políticas Públicas
Titulação: Mestre em Ciências Sociais
Banca:
Marivânia Conceição de Araújo [Orientador] - UEM
Silvio José Benelli - UNESP/Assis
Geovânio Edervaldo Rossato - UEM
Resumo:
Resumo: O estudo proposto visa problematizar a discussão acerca da Política de Aprendizagem Profissional, particularmente o seu processo educativo de formação/formatação técnico-profissional do indivíduo-cidadão-trabalhador jovem para o mundo do trabalho. O texto científico se inicia pela analise da relação entre a Instituição Aprendizagem Profissional versus a Instituição Educação Profissional, na tentativa de verificar como e por onde se materializa e se estrutura nacionalmente a Aprendizagem Profissional, bem como demonstrar quais os dispositivos técnicos e institucionais utilizados para avaliar, financiar e manter os programas/projetos de aprendizagem. Na sequência foram apresentados os dados nacionais que buscam conferir a Aprendizagem Profissional um status de "política publica intersetorial" de impacto social na sociedade brasileira. Por fim, a pesquisa se dedicou a analise de um programa/projeto social de aprendizagem profissional desenvolvido por uma Entidade Assistencial Socioeducativa sediada no município de Maringá - Paraná. Metodologicamente, as técnicas utilizadas consistiram em memórias do trabalhador/pesquisador e na investigação documental realizada nos arquivos-mortos do coletivo de adolescentes que se encontravam em processo de aprendizagem no período 2007-2009, autorizada formalmente pelos responsáveis da Entidade A observação participante foi utilizada para a analise dos espaços democráticos institucionais que contemporaneamente esse estabelecimento social se inseriu para discutir a Aprendizagem Profissional.

Abstract: The proposed study aims to problematize the discussion about the Professional Leaning Policy, particularly its educational process of training/formatting technical professional of the individual-citizen-worker young for the world of work. The scientific text is service begins by analyzing the relationship between the Professional Learning Institution versus the Professional Education Institution, in an attempt to determine how and Where it materializes and structure nationally the Professional Learning, as well as to demonstrate the technical and institutional arrangements used to evaluate, finance and maintain the leaning programs/projects. Following on national data were presented who seek to give the Professional Leaning a status of "intersectoral policy" social impact on Brazilian society. Finally, the research is devoted to analysis of a program/project professional social learning developed by a Socioeducative Care Entity headquartered in Maringá - Paraná. Methodologically, the techniques used consisted of memories of the Worker/researcher and documentary research conducted in the archives-dead of the collective teenagers who were in the process of Learning in the period 2007-2009, formally authorized by the responsible authority. Participant observation was used to analyze the institutional democratic spaces that today this social establishment is inserted to discuss the Apprenticeship.
Data da defesa: 28/03/2014
Código: vtls000216109
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2012
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Marivânia Conceição de Araújo
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Nível: Dissertação (mestrado em Ciências Sociais)
UEM: Departamento de Ciências Sociais

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: João Vitor Cruzoletto.pdf
Tamanho: 6468 Kb (6623464 bytes)
Criado: 23-05-2016 17:52
Atualizado: 23-05-2016 18:14
Visitas: 812
Downloads: 3

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.