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Consultar: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas - Mestrado Profissional

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Título [PT]: Informática e a educação : o Paraná Digital e o processo de informatização nas escolas públicas do Núcleo Regional de Educação de União da Vitória
Título [EN]: Computers and Education: The DIGITAL PARANÁ and the process of Computerization in the Regional Education Center of La Union Public Schools.
Autor(es): Olaf Graupmann
Palavras-chave [PT]:

Políticas públicas. Tecnologias da informação. Educação. Núcleo Regional de Educação. Projeto Paraná Digital. União da Vitória. Paraná (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Public Policies. Information Technology. Regional Center for Education Union Victoria. Digital Paraná. União da Vitória. Paraná (State). Brazil.
Área de concentração: Elaboração de Políticas Públicas
Titulação: Mestre em Políticas Públicas
Banca:
Amalia Maria Goldberg Godoy [Orientador] - UEM
Sandra Salete de Camargo Silva - Universidade Estadual do Paraná - Campus União da Vitória
Elflay Miranda - UEM
Resumo:
Resumo: O objetivo do presente estudo foi verificar como as tecnologias informacionais influenciam os processos pedagógicos nas escolas do Núcleo Regional de Educação de União da Vitória, particularmente, nas áreas de português e matemática. Nesse contexto, objetivou-se também conhecer as mudanças, os aspectos positivos e as barreiras com a implantação do PARANÁ DIGITAL no cotidiano das escolas do NRE citado, e os resultados apresentados no IDEB. Dessa forma, para atingir os objetivos propostos, a metodologia de pesquisa adotada foi a revisão teórica, de cunho qualitativo, complementada por pesquisa de campo. Foram pesquisadas 17 escolas selecionadas dos nove municípios do Núcleo Regional de Educação de União da Vitória, com o objetivo de quantificar os laboratórios de informática instalados e os equipamentos tecnológicos. Foram também aplicados dois questionários, um para professores e outro para alunos. O questionário aplicado aos professores das disciplinas de Português e Matemática e tiveram como foco caracterizar os docentes que lecionam as disciplinas português e matemática, bem como acesso, barreiras, treinamento e avaliação das tecnologias e conteúdos dos referidos programas. Quanto aos alunos, foi realizada uma amostragem significativa dos alunos do nono ano do ensino fundamental para verificar o acesso e a freqüência de uso dos laboratórios de informática. Levantou-se também o desempenho da escola no IDEB, SAEB e SAEP para verificar se houve melhoria, desde a implantação Do Paraná Digital. Como conclusão, afirma-se que a simples presença de tais equipamentos no espaço escolar, por si só, não permite a transformação educacional efetiva e necessária e, em especifico, para melhorar os índices e as notas dos referidos indicadores. Constatou-se que: A) O Paraná Digital mostra-se insuficiente para o alcance das metas, pois, os percentuais encontrados são baixos e os resultados preocupantes; B) As escolas têm grande percentual de utilização de outras mídias, tais como televisão e pendrives. Nesse contexto, uma situação evidente é que, somente, a disponibilidade de computador e de conexão à internet é insuficiente para melhorar os desempenhos escolares. Entende-se que é necessário repensar o uso dos computadores, no sentido de que os programas e políticas públicas, além de terem uma proposta pedagógica com utilização das TICs, haver um laboratorista especializado de apoio, capacitação continuada do professor e, o que é mais importante, o acompanhamento dos resultados.

Abstract: The aim of this study was to investigate how information technologies affect the educational process in the schools of the Regional Center of the Education Union Victoria, particularly in the areas of Portuguese and mathematics. In this context, the objective was to also know the changes, the positive aspects and barriers to the implementation of Parana DIGITAL in daily school cited the NRE, and the results presented in IDEB. Thus, to achieve the proposed objectives, the research methodology used was the literature review, a qualitative one, complemented by field research. 17 selected the nine municipalities of the Regional Center of Education Union of Victoria with the aim of quantifying the computer labs installed equipment and technological schools were surveyed. Were also applied two questionnaires, one for teachers and one for students. The questionnaire given to the teachers in the disciplines of mathematics and Portuguese and have focused on characterizing the teachers who teach the Portuguese and mathematics disciplines, as well as access, barriers, training and evaluation of technologies and content of these programs. As for students, a significant sample of ninth graders from elementary to verify access and frequency of use of computer teaching laboratories was performed. They also raised the school's performance in IDEB, SAEB and SAEP to see if there was improvement from implantation From DIGITAL PARANÁ. In conclusion, it is argued that the mere presence of such equipment at school, alone, does not allow the effective and necessary educational transformation and, in specific, to improve the rates and grades of those indicators. It was found that: A) The Paraná Digital proves insufficient to achieve the goals, therefore the percentages found were low and worrying results; B) The schools have a large percentage of use of other media such as television and pendrives. In this context, an obvious situation is that only the availability of computer and internet connection is insufficient to improve school performance. It is understood that it is necessary to rethink the use of computers in the sense that programs and policies, and have a pedagogic proposal using ICT, there specialized laboratory technician support, continued teacher training and, what is more importantly, the monitoring results.
Data da defesa: 29/09/2014
Código: vtls000216532
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2014
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Amalia Maria Goldberg Godoy
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes . Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas
Nível: Dissertação (mestrado em Políticas Públicas)/
UEM: Departamento de Ciências Sociais

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAÇÃO_corrigida_23_OUTUBRO Olaf Graupmann.pdf
Tamanho: 2478 Kb (2537513 bytes)
Criado: 23-08-2016 13:44
Atualizado: 23-08-2016 13:54
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