Resumo: Neste trabalho pretende-se mostrar que uma abordagem probabilística, através de cálculos de confiabilidade, fornece um meio de avaliar os efeitos combinados das incertezas e distinguir quais incertezas tem maior impacto sobre a segurança de uma estrutura de contenção. Para tal, desenvolveram-se quatro estudos de caso em estruturas de contenção destinadas a implantação de subsolos no meio urbano. Todas as análises foram feitas para a fase de construção provisória. Aplicou-se a análise de confiabilidade através do método proposto pelo U.S. Army Corps of Engineers (1997) e comparou-se aos requisitos mínimos previstos pelo próprio U.S. Army Corps of Engineers (1997) e também pelo Eurocode. Como resultado, observou-se que a análise de confiabilidade permite uma visualização de como cada parâmetro geotécnico influência no cálculo do fator de segurança global (FS), destacando assim qual parâmetro requer maior atenção. Conclui-se que a análise de confiabilidade, analisada através do U.S. Army Corps of Engineers (1997), é um procedimento simples e que sua aplicação permite avaliar os efeitos combinados dos parâmetros envolvidos no cálculo do fator de segurança (FS) além de permitir uma visualização da influência de cada parâmetro envolvido no cálculo do fator de segurança (FS).
Abstract: This paper aims to show that a probabilistic approach, through reliability calculations, provides a means of assessing the combined effects of uncertainties and distinguish which uncertainty has greater impact on the safety of a retaining wall. To this end, they developed four case studies in retaining wall for the implementation of basements in urban areas. All analyzes were made for temporary construction. It applied to reliability analysis using the method proposed by the U.S. Army Corps of Engineers (1997) and compared to the minimum requirements set by the U.S. Army Corps of Engineers (1997) and also by the Eurocode. As a result, it was observed that the reliability of analysis allows a visualization of how each geotechnical parameter influences the calculation of global safety factor (FS), thus highlighting which parameter requires greater attention. We conclude that the reliability analysis, analyzed by the US Army Corps of Engineers (1997), is a simple procedure and that its application allows to evaluate the combined effects of the parameters involved in the safety factor (FS) calculation and allows a view of the influence of each parameter involved in calculation of the safety factor (FS) |