Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: Ensino de botânica mediado por recursos multimídia : as contribuições de um software de autoria para o ensino dos ciclos reprodutivos dos grupos vegetais
Título [EN]: Botany teaching in mediated multimedia resources: the contributions of an author of software for teaching of reproductive cycle of plant groups
Autor(es): Paulo Inada
Palavras-chave [PT]:

Botânica. Ensino. Software. Grupos vegetais. Ciclos reprodutivos. Software.
Palavras-chave [EN]:
Botany. Software. Reproductive cycles. Vegetables groups. Brazil.
Titulação: Doutor em Ensino de Ciências e Matemática
Banca:
Dulcinéia Ester Pagani Gianotto [Orientador] - UEM
Marcelo Maia Cirino - UEL
Ana Tyomi Obara - UEM
Adriana da Silva Fontes - UFTR
Rômulo Diego de Lima Behrend - UNICESUMAR
Resumo:
Resumo: O ensino de Biologia exige uma diversidade nas formas de ensinar, seja nas aulas teórico-práticas, nas pesquisas de campo, nos livros didáticos ou mesmo diante da tecnologia. Na atualidade, é desafiante ensinar Biologia abrindo mão do tradicional quadro-de-giz, uma vez que os recursos multimídia estão disponíveis tanto na Internet como nos softwares didáticos. Professores têm uma variedade de materiais acessíveis, que podem contribuir para um ensino-aprendizagem interativo dos conteúdos biológicos. No entanto, o ensino de Botânica, caracteriza-se hoje como essencialmente teórico, desestimulante para os alunos e subvalorizado. Faltam às escolas condições de infraestrutura e preparo dos professores para reverter esta situação. Sob a perspectiva de investigar e contribuir com o ensino de Botânica, especialmente no que diz respeito aos ciclos reprodutivos dos grandes grupos vegetais Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas, esta pesquisa de cunho qualitativo teve por objetivo investigar as contribuições de um software de autoria, na forma de CD-ROM, no ensino dos Ciclos Reprodutivos dos Grupos Vegetais, além de analisar os processos de ensino-aprendizagem na presença do software, a fim de se verificar o nível de aprendizagem, por meio do uso deste recurso didático midiático. O software foi aplicado a um grupo de 29 alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Maringá - PR, caracterizados inicialmente por terem aprendido Botânica principalmente pelo livro didático e em aulas expositivas, mas que apontavam preferência por metodologias alternativas com imagens e interatividade, com maior predisposição para as matérias de atuação prática em seu cotidiano. Apesar desses alunos, em sua maioria, serem conhecedores da matéria de Botânica e dos grupos vegetais, apresentavam um aprendizado generalizado sobre esse assunto. A coleta de dados foi realizada na primeira etapa no período de setembro a outubro de 2013 e em uma segunda etapa em março de 2014, pela aplicação de questionários semiestruturados, observação direta dos alunos e da análise das filmagens. Os dados foram organizados e divididos em categorias, conforme o conteúdo das falas dos entrevistados. A análise e discussão dos resultados evidenciaram que o uso do software provavelmente facilitou a aprendizagem, melhorou a apreensão do conteúdo e ainda despertou o interesse dos alunos pelas aulas. Os alunos, por sua vez, estavam motivados por obterem sucesso na atividade realizada, gerando ânimo pelo aprendizado. Fica evidente de que o software de Botânica contribuiu para uma melhor qualidade de ensino de Botânica, que pode ser mensurado pelo aprendizado entusiasmado dos alunos e pelas respostas obtidas nos questionários, após a aplicação do CD-ROM.

Abstract: Teaching of Biology requires diversity in ways of teaching, either in theoretical and practical classes in the field of research, in teaching or in the face of technology books. Nowadays, it is challenging to teach Biology giving up the traditional framework-of-chalk, since the media resources are available both online and in educational software. Teachers have a variety of accessible materials that can contribute to an interactive teaching and learning of biological content. However, the teaching of Botany, has characterized today as essentially theoretical, discouraging for students and undervalued. Schools lack infrastructure conditions and preparation of teachers to reverse this situation. From the perspective of research and contribute to the teaching of Botany, especially with regard to reproductive cycles of the major plant groups Bryophytes, Pteridophytes, Gymnosperms and Angiosperms, this qualitative research aimed to investigate the contributions of an authoring software, on CD-ROM, in the teaching of reproductive cycles of vegetables groups, besides analyzing the teaching-learning processes in the software's presence, in order to verify the level of learning, through the use of this media teaching resource. The software was applied to a group of 29 high school students from a public school in Maringa - PR initially characterized by having learned Botany mainly by textbooks and lectures, but pointing preference for alternative methodologies with images and interactivity, with greater predisposition to matters of practical action in their daily lives. Although these students, mostly, be knowledgeable of the area of botany and plant groups had a general learning on the subject. Data collection was conducted in the first phase from September to October 2013 and a second phase in March 2014, the application of semi-structured questionnaires, direct observation of students and analysis of footage. Data were organized and divided into categories according to the content of the speeches of respondents. Analysis and discussion of the results showed that the use of software probably facilitated learning, improved seizure of the content and even aroused the interest of students for classes. Students, in turn, were motivated by succeed in performed activity, generating heart for learning. It is evident that the Botany software contributed to a better Botany of educational quality, which can be measured by the enthusiastic student learning and the responses from the questionnaires, after applying the CD-ROM.
Data da defesa: 16/02/2016
Código: vtls000223406
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2016
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Dulcinéia Ester Pagani Gianotto
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Exatas
Nível: Tese (doutorado em Ensino de Ciências e Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: PAULO INADA.pdf
Tamanho: 3329 Kb (3408604 bytes)
Criado: 12-09-2016 13:05
Atualizado: 12-09-2016 13:17
Visitas: 946
Downloads: 4

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.