Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: Contribuições das imagens para o ensino de física numa perspectiva da teoria da dupla codificação : desafios, possibilidades e discussões
Título [EN]: Contributions of images to the physics teaching in the perspective of dual coding theory: challenges, possibilities and discussions.
Autor(es): Fernando Temporini Frederico
Palavras-chave [PT]:

Imagens. Ensino de física. Teoria da dupla codificação. Ciências. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Imagery. Dual Coding Theory. Science Teaching. Brazil.
Titulação: Doutor em Ensino de Ciências e Matemática
Banca:
Dulcinéia Ester Pagani Gianotto [Orientador] - UEM
Ivan Marcelo Laczkowski - UTFPR
Marcelo Maia Cirino - UEL
Michel Corci Batista - UTFPR
Ana Tyomi Obara - UEM
Resumo:
Resumo: Esse estudo objetivou verificar as possibilidades e desafios da utilização de imagens no ensino de física e suas possíveis contribuições para os processos de ensino e aprendizagem de conceitos relacionados à ondulatória e estudo da luz. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, em que a coleta de dados ocorreu durante todas as ações inerentes à pesquisa, constituída de questionários, falas transcritas de entrevistas e documentos, envolvendo 27 alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual paranaense. Com os referidos sujeitos, foi desenvolvida uma sequência didática, durante um bimestre escolar, abordando, de forma contextualizada, conteúdos curriculares da disciplina de física (ondulatória e luz), cujo objetivo foi tornar o ensino de tais conceitos mais significativo. A experiência fundamentou-se nas diretrizes teóricas do estudo das imagens, apoiando-se em autores, como, Aumont (1995), Joly (1996), Santaella (2012), Costa (2005), Rossi (2009) e Oliveira et al. (2014). A análise e discussão de dados basearam-se também em autores que abordam a memória e as funções cognitivas, como, Fonseca (2013), Lieury (2001), Meyer (2002), Nunes (2014), Coll e colaboradores (2010). Além disso, o principal aporte teórico deste estudo se estruturou na TDC - Teoria da Dupla Codificação, defendida por Paivio (2014), que apresenta e discute os principais fundamentos e aspectos capazes de explicar as contribuições de imagens em processos que envolvem o ensino e a aprendizagem. Constatou-se que a ação de se utilizar imagens para ensinar conceitos de física se configurou como uma forma metodológica capaz de tornar o ensino de física mais dinâmico e diferenciado. Para tais ações, foi necessária a utilização de recursos tecnológicos disponíveis na escola pública paranaense, tais como, a TV pendrive, datashow, computador, internet e principalmente a lousa digital, entre outros, recursos estes que foram essenciais à implementação e ao desenvolvimento de ações que integraram a sequência didática.

Abstract: This study aimed to verify the possibilities and challenges of using images in science of physical and its possible contributions to the teaching and learning processes of wave and optics-related concepts. Therefore, developed a qualitative research, in which data collection occurred during all actions related to the research, consisting of questionnaires, speeches transcribed interviews and documents, involving 27 students of 2nd year of high school to a public school of Paraná State network. With the said subject was developed a teaching sequence during a quarter, addressing curricular content of the discipline of Physics (wave and optical) so, with that, contextualized make teaching such concepts more meaningful. The experience is based on the theoretical guidelines of the study of images, relying on authors like Aumont (1995), Joly (1996), Santaella (2012), Costa (2005), Rossi (2009) and Oliveira et al. (2014).The analysis and discussion of data, was based also on authors that discuss the memory and cognitive functions, such as Fonseca (2013), Lieury (2001), Meyer (2002), Nunes (2014), Coll et al. (2010). In addition, the main theoretical contribution of this study is structured on DCT-Dual Coding theory advocated by Paivio (2014), which presents and discusses the main foundations and aspects able to explain the contributions of images in processes that involve teaching and learning. Identified, so that the action of using images to teach concepts of physics, if configured as a methodological form able to make science teaching more dynamic and differentiated. For such actions, it required the use of technological resources available in the public school of Paraná, such as TV pendrive, datashow, computer, internet, and in particular, digital whiteboard, among others, shaping up as resources essential to the implementation and development of actions inherent in teaching sequence.
Data da defesa: 03/06/2016
Código: vtls000223405
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2016
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Dulcinéia Ester Pagani Gianotto
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Exatas
Nível: Tese (doutorado em Ensino de Ciências e Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: TESE DE DOUTORADO FINAL.pdf
Tamanho: 5335 Kb (5462644 bytes)
Criado: 12-09-2016 13:20
Atualizado: 12-09-2016 13:30
Visitas: 767
Downloads: 6

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.