Resumo: O presente trabalho aborda o ensino de representação gráfica em arquitetura, considerada em sua integração com a atividade projetual. Discorre sobre conceitos relativos ao projetar em arquitetura, destacadamente aqueles ligados ao caráter do processo projetual, à sua materialização na ótica da reflexão na ação e ao papel desempenhado pela visão estratégica em sua estruturação e organização. Aprofunda conceitos referentes ao representar em arquitetura, visando sistematizar e fornecer subsídios que viabilizem a utilização dos instrumentos e técnicas de representação enquanto ferramentas de pesquisa em arquitetura. Questiona tanto a concepção de tal instrumental como algo estático e apriorístico quanto a abordagem do desenho enquanto dado isolado do processo de concepção do espaço. Apresenta possibilidades geradas pela utilização do mapa conceitual enquanto instrumento didático e de organização do conhecimento no ensino de representação gráfica em arquitetura, nele sintetizando tais considerações e subsídios, enquanto contribuição para uma possível proposta de ensino de representação gráfica em arquitetura
Abstract: This paper discusses the graphical representation of education in architecture, considered in its integration with the design activity. Discusses concepts related to design in architecture, notably those linked to the character of the design process, their format from the perspective of reflection in action and the role of strategic vision in its structure and organization. Deepens concepts relating to represent in architecture in order to systematize and provide subsidies that allow the use of instruments and techniques of representation as a research tool in architecture. Asks both the design of such instruments as static and a priori as the design approach given as isolated from the space design process. Presents possibilities generated by the use of concept maps as a teaching tool and knowledge organization in the imaging teaching in architecture, it synthesizing such considerations and subsidies, as a contribution to a possible proposal for graphical representation of education in architecture |