Dúvidas e sugestões
|
Consultar: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Sociedade e Políticas Públicas)
Início > Dissertações e Teses > Ciências Humanas > Sociologia > Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Sociedade e Políticas Públicas)
Título [PT]: A escola por trás das grades : educação escolar no sistema prisional do Estado do Paraná, 1990-2016
Título [EN]: The school behind bars: school education in prison system of Parana State,1990-2016.
Autor(es): Fabiana Virginio da Rocha
Palavras-chave [PT]:
Políticas públicas de educação e segurança, Educação de jovens e adultos, Sistema prisional de Maringá (PR), Educação escolar nas prisões - Brasil |
Palavras-chave [EN]:
Public Education and Security Policy and . Youth and adult education. Prison System in Maringa, Pr .School Prison schooling. - Brazil |
Titulação: Mestre em Ciências Sociais
Banca:
Geovanio Edervaldo Rossato [Orientador] - UEM
Fagner Carniel - UEM
Selson Garutti - SEED- PR |
Resumo:
Resumo: Este trabalho caracteriza-se como pesquisa qualitativa, exploratória e de campo, com foco na realidade da Penitenciária Estadual de Maringá-Paraná e tem como referencial teórico autores como Sérgio Adorno (1991), Michel Foucault (2013), Marc de Mayer (2006), base para a discussão das políticas públicas de educação para o sistema prisional no Estado do Paraná, dos anos 1990-2016. O objetivo da pesquisa é compreender a configuração e a função social da educação de jovens e adultos em privação de liberdade nos estabelecimentos penais, mediante a verificação do surgimento do diálogo entre política pública de educação e política pública de segurança, discutindo os documentos que garantem a legalidade da oferta da educação prisional no Brasil e no estado do Paraná, apresentando dados sobre os estabelecimentos penais, população carcerária e oferta de educação escolar para reclusos, enfatizando a realidade da Penitenciária Estadual de Maringá (PEM). O trabalho evidencia as dificuldades em se desenvolver, efetivamente, um programa de educação em um ambiente marcado por contradições, bem como reflete sobre os impactos dessas políticas para toda a sociedade. Ressalta ainda que, diferentemente de outros espaços nos quais a EJA (Educação de Jovens e Adultos) foi implantada, a prisão precisa ser ressignificada como espaço potencialmente pedagógico, dado que as prisões foram projetadas com o exclusivo objetivo de servir como um instrumento de punição e não de educação escolar
Abstract: This study is characterized as qualitative, exploratory and field focusing on the reality of the State Penitentiary in Maringa, Parana, and has as theoretical framework Sergio Adorno (1991), Michel Foucault (2013), Marc Mayer (2006) to discuss public education policies for the prison system in Parana State, from 1990 to 2016. The goal of this study is to understand about this policies setup and the social function of youth and adults education (EJA program) in deprivation of liberty in prisons; by checking the emergence of dialogue between public policy education and public security policy, discussing the documents that guarantee the legality of the provision of prison education in Brazil and in the state of Parana; presenting data about prisons, prison population and the provision of education for prisoners, emphasizing the State Penitentiary Maringa (PEM). The work shows the difficulties in developing, effectively, an education program in a field characterized by the existence of contradictions and also reflects on the impact of these policies for the whole society. The study also highlights that unlike other areas in which EJA was implemented, the prison needs to be re-signified as potentially educational space, since the prisons were designed in with the objective of serving as an instrument of punishment and not schooling |
Data da defesa: 22/06/2016
Código: vtls000223803
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2016
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Geovanio Edervaldo Rossato
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes . Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Nível: Dissertação (mestrado em Ciências Sociais)
UEM: Departamento de Ciências Sociais |
Responsavel: luiz
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAÇÃO FINAL julho.pdf
Tamanho: 2032 Kb (2080717 bytes)
Criado: 22-09-2016 08:30
Atualizado: 22-09-2016 08:34
Visitas: 1082
Downloads: 14
[Visualizar] [Download]
Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.
|