Resumo: Esta dissertação analisa parte da arquitetura paraguaia contemporânea, concebida por um grupo de profissionais que convergem em conceitos comuns: o entendimento do contexto socioeconômico, a adequação da arquitetura ao lugar e a participação dos sistemas estrutural e construtivo na configuração espacial. O trabalho se desenvolveu através de pesquisa de caráter exploratório, entrevistas, visitas técnicas, consulta bibliográfica e acesso aos acervos dos arquitetos. Iniciamos a pesquisa nos antecedentes desta produção, da década de 1930 até os dias atuais, abordando as influências arquitetônicas estrangeiras e o papel assumido por Solano Benítez e Javier Corvalán como aglutinadores do grupo. Buscamos identificar, através da leitura de nove obras residenciais construídas entre 2005e 2012, e de entrevistas aos arquitetos, os elementos que unem os profissionais no grupo, reiterado pela participação no Taller E da FADA/UNA e no Colectivo Aqua Alta. Ao relacionar obra e discurso, a pesquisa registra a coerência revelada na produção arquitetônica que estabelece uma Escola.
Abstract: This dissertation analyzes part of the contemporary Paraguayan architecture, designed by a group of professionals who converge on common concepts: the understanding of the socioeconomic context, the architecture's adequacy to the place and the role of structural and constructive systems in the spatial configuration. The work was developed through exploratory research, interviews, technical visits, literature review and access to the architect's archives. We initiate the research with the background of this production, from the 1930s to the present day, approaching the foreign architectural influences and the role played by Solano Benítez and Javier Corvalán as binders of the group. We seek to identify, by reading nine residential projects built between 2005and 2012, and interviews with the architects, the elements that unite the professionals in the group ,which is reiterated by the participation in Taller E - FADA/UNA and in Colectivo Aqua Alta. By linking work and discourse, the research registers the coherency revealed in the architectural production that establishes a School. |