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Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras

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Título [PT]: Endereçamento e relações intergenéricas em enunciados escritos por crianças do ensino fundamental I
Autor(es): Taynara Alcântara Cangussú
Palavras-chave [PT]:

Aquisição da escrita. Gênero discursivos. Relações intergenéricas. Endereçamento. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Language acquisition. Discursive genres. Addressing. Intergeneric relations. Brazil.
Área de concentração: Estudos Linguísticos
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Cristiane Carneiro Capristano [Orientador] - UEM
Edson Carlos Romualdo - UEM
Fabiana Cristina Komesu - UNESP
Resumo:
Resumo: Na aquisição da escrita, sobretudo na escola, as crianças são constantemente chamadas a produzirem enunciados escritos que atendam a propostas de produção de gêneros diversos. Capristano e Oliveira (2014), ao lançar olhar para sete enunciados escritos por crianças a partir de uma dessas propostas, observaram que os escreventes direcionavam um mesmo enunciado para mais de um Outro/destinatário. Ao fazer essa observação, elas consideraram que marcas que indiciam essa oscilação no endereçamento poderiam ser tomadas como pistas de relações intergenéricas e, consequentemente, da constituição histórica dos enunciados. Partindo dessa hipótese, decidimos investigar marcas linguísticas que indiciariam o endereçamento de enunciados escritos por crianças do Ensino Fundamental I, analisando o funcionamento dessas marcas enquanto pistas de relações intergenéricas e, consequentemente, da constituição histórica e dinâmica desses enunciados. Esse objetivo mais geral desdobrou-se nos seguintes objetivos específicos: (a) examinar se a oscilação no endereçamento (linguisticamente mostrada) seria uma regularidade dos enunciados infantis produzidos nesse período ou apenas uma particularidade de alguns enunciados e (b) investigar possíveis motivações (linguísticas, pragmático-enunciativas e/ou discursivas) para a emergência dessas oscilações. Para tanto, foram analisados 274 enunciados infantis, recolhidos a partir de seis propostas aplicadas na antiga quarta série no Ensino Fundamental I. Essa análise foi pautada em um referencial teórico que contempla, principalmente, os trabalhos de Bakhtin (2011), Corrêa (2004, 2006, 2011, 2013), Authier-Revuz (1982) e Capristano e Oliveira (2014) e foi direcionada pelos princípios teórico-metodológicos do paradigma indiciário, como proposto por Ginzburg (1986, 1993, 2007). A partir dela, pudemos observar que: (a) em uma quantidade significativa dos enunciados examinados (66%), existiam marcas que apontavam para um endereçamento complexo, envolvendo dois ou mais Outros/destinatários em um mesmo enunciado; (b) numa direção oposta, em parte dos enunciados examinados (34%), não foi possível observar, na dimensão estritamente linguística deles, marcas que apontassem para um endereçamento complexo, ou seja, esses enunciados constituíam-se, pelo menos de forma aparente, como monologicamente endereçados; (c) a oscilação no endereçamento dos enunciados analisados envolviam Outros/destinatários diferentes, a depender, sobretudo, da proposta de produção textual, ou seja, a proposta de produção é um fator importante na maior ou menor incidência de oscilação; (d) a instituição escolar motivava as oscilações tanto enunciativopragmaticamente, quanto discursivamente; (e) as marcas linguísticas que indiciavam a oscilação no endereçamento apontavam também para a circulação do escrevente por práticas orais/letradas, faladas/escritas, principalmente, das esferas publicitária, escolar, televisiva e cotidiana; (f) as oscilações no endereçamento podem estar atreladas ao fato de esse aspecto dos gêneros discursivos ser um presumido social (cf. Corrêa, 2011).

Abstract: During writing acquisition, especially in school, children are constantly called to produce written statements that respond to the proposal of diverse genres' production. Capristano and Oliveira (2014), by taking a look at seven statements written by children based on one of those proposals, observed that writers directed the same statement to more than one Other/receiver. By doing this observation, they considered that marks that indicate this oscillation on addressing could be taken as clues to intergeneric relations and,consequently, to the historical constitution of the statements. Under this assumption, we decided to investigate linguistic marks that would indicate the addressing of written statements by children from elementary school, analyzing the functioning of those marks as clues of intergeneric relations and, consequently, of the historical and dynamical constitution of the statements. This most general objective was divided into the following specific objectives: (a) to examine whether the oscillation in addressing (showed on the linguistic surface) would be a regularity of children's statements produced on this period or just a peculiarity of some statements and (b) to investigate possible motivations (linguistic, pragmatic-enunciative, and/or discursive) for the existence of such oscillations. To do so, 274 children's statements were analyzed. They were taken from six proposals implemented in the fourth grade from elementary school. This analysis was based on a theoretical support that includes studies such as Bakhtin (2011), Corrêa (2004, 2006, 2011, 2013), Authier-Revuz (1990) and Capristano and Oliveira (2014) and it was directed by theoretical and methodological principles from the evidential paradigm, as proposed by Ginzburg (1986, 1993, 2007). From the analysis, we could observe that: (a) there were marks that indicated a complex addressing which involved two or more Others/receivers for the same statement in a significant amount of the analyzed statements (65,7%); (b) on the other hand, for some of the statements examined, it was not possible to observe, in their strictly linguistic dimension, marks that would indicate a complex addressing, that is, these statements were constituted, at least apparently, as monologically addressed; (c) the oscillation in addressing of the analyzed statements involved different Others/receivers depending, especially, on the textual production proposal, that is, the production proposal is an important factor for a greater or not occurrence of oscillation; (d) the educational institution motivated the oscillations both enunciative-pragmatically and discursively; (e) the linguistic marks that indicated the addressing oscillation also pointed out the writer's circulation through oral/literate, spoken/written practices, mainly from the advertising, educational and daily spheres; (f) the oscillations in addressing may be linked to the fact that this aspect of discursive genres is a social presumption (see Corrêa, 2011)
Data da defesa: 27/06/2016
Código: vtls000224009
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2016
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Cristiane Carneiro Capristano
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Versão impressão 23.07 - enSJ......pdf
Tamanho: 2205 Kb (2258295 bytes)
Criado: 06-10-2016 18:14
Atualizado: 06-10-2016 18:29
Visitas: 812
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