Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Administração

Início > Dissertações e Teses > Ciências Sociais Aplicadas > Administração > Programa de Pós-Graduação em Administração

Título [PT]: Significados de crescimento e de sucesso para empreendedor do setor de vestuário
Autor(es): Rafael Galbiatti de Britto
Palavras-chave [PT]:

Empreendedorismo. Empreendedor. Crescimento. Empreendedor. Dificuldades de crescimento. Sucesso. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Entrepreneurship. Growth. Meanings. Difficulties. Success. Brazil.
Titulação: Mestre em Administração
Banca:
William Antonio Borges [Orientador] - UEM
Márcia Regina Ferreira - UFPR
Fabiane Cortez Verdu - UEM
Resumo:
Resumo: O crescimento pode ser compreendido como mudanças incrementais no contexto empresarial. Ele pode ser representado pelo aumento de quantidades (como o crescimento do volume das vendas), expresso por indicadores, ou como um processo de desenvolvimento e aprimoramento interno, alcançado gradualmente e ao longo do tempo. A presente dissertação trata do crescimento de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), no setor de vestuário. Essencialmente ela aborda os significados e dificuldades de crescimento apresentados por indivíduos que iniciaram e atualmente fazem gestão de empreendimentos do setor de vestuário. De forma complementar, o trabalho se ocupa dos significados de sucesso que esses empreendedores legitimam, pois o pressuposto desta pesquisa é que significados de crescimento e de sucesso podem ser equivalentes. Optou-se por um formato de pesquisa quantitativo, com o objetivo principal de compreender os significados de crescimento e de sucesso, assim como a possível relação entre eles, a partir do olhar dos empreendedores do setor de vestuário. Os dados foram obtidos por aplicação de questionários aos 40 respondentes que compõem a amostra total do estudo, divididos em 20 representantes do comércio e 20 representantes da indústria. Os resultados demonstram que os significados de crescimento abarcam dimensões tanto quantitativas quanto qualitativas e que alguns dos principais significados para os empreendedores não são ligados aos aumentos de quantidades nas empresas. Por fim os significados de sucesso, apesar de menos ligados a fatores quantitativos, são semelhantes e altamente associados a indicadores que foram também ligados aos de crescimento, como equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e o aumento da lucratividade da empresa.

Abstract: When it refers to entrepreneurship, growth can be understood as incremental changes in some of aspects of a company. It can be represented by the increase of quantities and figures (such as an increase in sales) or as an internal process of development and enhancement gradually achieved over time. The present dissertation studies the growth of micro, small and medium-sized companies in the clothing industry. Essentially, it is about the meanings of growth and difficulties on growing presented by individuals who started and presently manage companies in the clothing industry. Moreover, it covers the meanings of success presented by these entrepreneurs, because the basic assumption of this research is that the meanings of growth and success may be equivalents. A quantitative approach was chosen with the main objective of comprehending the meanings connected to growth and the meanings of success, as well as the possible connection between both, for entrepreneurs of the clothing industry. The data was obtained using questionnaires, on a survey involving 40 entrepreneurs, who were the total sample of the study. They were divided in two segments: 20 from retail and 20 from industrial companies. The results indicate that the meanings of growth involve both quantitative and qualitative aspects and that some of the major meanings to the entrepreneurs are not connected to the increases in figures of the companies. Lastly the meanings of success, despite being less connected to quantitative elements, are similar to the ones for growth and highly associated with figures which were also connected to growing, such as the balance between the personal and professional aspects of life and the increase in the profitability of the company.
Data da defesa: 29/05/2015
Código: vtls000217910
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2015
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. William Antonio Borges
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Sociais Aplicadas . Programa de Pós-Graduação em Administração
Nível: Dissertação (mestrado em Administração)
UEM: Departamento de Administração

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 050. Rafael Galbiatti de Britto.pdf
Tamanho: 1411 Kb (1444744 bytes)
Criado: 13-10-2016 16:53
Atualizado: 13-10-2016 17:36
Visitas: 934
Downloads: 4

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.