Resumo: Este estudo analisa o consumo ritualístico, chamado de baile de debutantes ou como é mais conhecido no Brasil, a festa de 15 anos. O ritual é um tipo de ação social na qual há a manipulação de significado cultural para propósitos de comunicação e categorização coletiva e individual. Dessa forma, o ritual é uma poderosa ferramenta de transferência de significado do consumidor para o bem. Para ser caracterizado como experiência ritualística, é necessária a verificação de certos elementos: artefatos simbólicos, roteiro, papéis dos agentes, audiência (plateia) e repetição. A partir desses elementos, objetivou-se compreender o baile de debutantes como ritual de consumo, além da análise dos significados atuais da festa. Para o desenvolvimento deste estudo foi escolhida a metodologia qualitativa, motivada principalmente pela necessidade de investigar em profundidade a caracterização do baile de debutantes como consumo ritualístico a partir da identificação dos componentes caracterizadores de um ritual por meio da história oral de seis debutantes que foram entrevistadas em Maringá-PR e em São Sebastião do Paraíso-MG. A coleta de dados foi baseada nos três níveis de interpretação dos símbolos rituais propostos por Victor Turner (1974). Estes são: (1) Exegético, (2) Operacional e (3) Posicional. O primeiro nível foi abordado pela história oral, o segundo pela análise documental e o terceiro por meio da observação participante. Os resultados demonstraram que o baile de debutantes ainda é reconhecido como um rito de passagem, no entanto seu significado foi ressignificado devido às mudanças ocorridas na sociedade. Quanto à abordagem comparativa entre os bailes das duas cidades, chegou-se à conclusão que existem mais semelhanças do que diferenças.
Abstract: This study examines the ritualistic consumption, called a debutante ball or as it is known in Brazil, the celebration of 15 years. The ritual is a type of social action in which there is the manipulation of cultural significance for purposes of collective and individual communication and categorization. Thus, the ritual is a powerful tool of meaning transfer from the consumer to the right. Symbolic artifacts, script, actors' role, audience (audience) and repetition: To be characterized as ritualistic experience, verification of certain elements is required. From these elements, the objective was to understand the debutante ball as ritual consumption, and analysis of the current meanings of the party. To develop this study was chosen qualitative methodology, motivated primarily by the need to investigate in depth the characterization of the debutante ball as ritualistic consumption from the identification of characterizing components of a ritual through oral history of six debutantes who were interviewed in Maringá-PR and São Sebastião do Paraíso, Minas Gerais. Data collection was based on three levels of interpretation of ritual symbols proposed by Victor Turner (1974). These are: (1) Exegetical, (2) Operational and (3) Positional. The first level was approached by oral history, documentary analysis by the second and third through participant observation. The results showed that the debutante ball is still recognized as a rite of passage, though its meaning was reframed due to changes in the society. The comparative approach between the dances of the two cities, it is concluded that there are more similarities than differences. |