Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: Concepção de professores das séries iniciais : educação ambiental em espaços naturais em interface com o ensino de ciências
Autor(es): Marcos Paulo Alberto Pereira
Palavras-chave [PT]:

Formação de professores. Educação básica. Ciências. Professor sócio-crítico. Ensino básico. Educação ambiental. Ensino básico de ciências. Metodologia colaborativa. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Teacher formation. Basic education. Social critic teacher. Collaborative methodology. Brazil.
Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Titulação: Mestre em Ensino de Ciências e Matemática
Banca:
Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira [Orientador] - UEM
Vera Lúcia Bahl Oliveira - UEL
André Luis de Oliveira - UEM
Resumo:
Resumo: As preocupações referentes à formação de professores que atuam nas séries iniciais da Educação Básica são os elementos que orientam este trabalho. Considerados como profissionais polivalentes que atuam principalmente na alfabetização de crianças nas áreas de português e matemática, também são responsáveis por outras áreas de conhecimento como a Geografia, a História e a Ciências Naturais e desenvolvem vários trabalhos interdisciplinares. Dessa forma, esta pesquisa tem o objetivo de investigar as concepções dos Professores das séries iniciais no município de Rosana - SP, sobre a Educação Ambiental nos Espaços Naturais numa interface com o ensino de Ciências Naturais, tendo como foco a compreensão e contribuição para a melhoria de práticas nesta área de ensino-aprendizagem. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo, balizado nos referenciais teóricos da pesquisa colaborativa por meio da combinação de estratégias metodológicas como: entrevista por meio de um questionário semiestruturado, encontros para reflexão sobre práticas vivenciadas com base em um plano de ação, narrativas de vida e formação docente. Esses procedimentos foram gravados, filmados e transcritos. Os resultados da entrevista foram submetidos à análise de conteúdo proposta por Bardin. Portanto, verifica-se que a metodologia colaborativa contribuiu significativamente não só para obtenção de dados importantes e satisfatórios, mas, também para instrumentalização dos professores participantes ao perceberem que a prática social a partir do materialismo histórico-dialético oferece oportunidade de contextualizar o ensino com a base teórica. Neste sentido, fazer a análise da Educação Ambiental nos Espaços Naturais não se trata de cristalizar ou retroceder a antigas práticas, pelo contrário, buscou-se com base nas concepções dos professores atuantes - os responsáveis em resolver os problemas cotidianos de sala de aula e de aprendizagem - entender, intervir e avançar em práticas interdisciplinares, capazes de atender as necessidades de uma Educação Ambiental mais significativa.

Abstract: Concerns about teacher formation who work at initial years of Basic Education are the elements that guide this work. Considered as polyvalents professionals who work mainly in the children literacy in areas of portuguese and mathematics, are also responsible for other areas of knowledge like Geography, History and Natural Sciences and developing various interdisciplinary works. Thus, this research aim to investigate conceptions of teachers from initial years from Rosana - SP, about Environment Education in Natural Areas in interface with natural science education, focusing on understanding and contributions for improvement of practices in this teaching-learning area. For this, a qualitative research conducted, marked in theoretical frameworks of collaborative research through a combination of methodological strategies such as: semi-structured interview, meetings for reflection of proposal practices experienced based on a plan of action, life narratives and teacher training. These procedures were recorded, videotaped and transcribed. The interview results were subjected to content analysis proposed by Bardin. Therefore, it appears that the collaborative approach has contributed significantly not only to obtain important and satisfactory data, but also to instrumentalization of the participating teachers to realize that the social practice from the historical and dialectical materialism provides opportunity to contextualize teaching with theoretical basis. In this sense, the analysis of environmental education in Natural Areas this is not crystallize or back to old practices. On the contrary, sought to based on the concepts of active teachers, those responsible in solving the everyday problems of class and learning room, understand, intervene and advance interdisciplinary practices, able to meet the needs of a more significant environmental education.
Data da defesa: 02/06/2016
Código: vtls000225059
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2016
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática)
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS NATURAIS EM INTERFACE COM O ENSINO DE CIÊNCIAS-2.pdf
Tamanho: 1689 Kb (1729178 bytes)
Criado: 29-03-2017 15:06
Atualizado: 29-03-2017 15:21
Visitas: 788
Downloads: 11

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.