Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Início > Dissertações e Teses > Ciências Exatas e da Terra > Ciência da Computação > Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Título [PT]: Algoritmos baseados na meta-heurística VNS aplicados ao problema de escalonamento de motoristas de ônibus
Título [EN]: Algorithms based on the VNS meta-heuristic applied on the bus driver schedule problem
Autor(es): Allainclair Flausino dos Santos
Palavras-chave [PT]:

Problema de escalonamento de motoristas de ônibus. Escalonamento. Motoristas de ônibus. Meta-heurística VNS. Tripulação. Problema de Escalonamento de Tripulação. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Bus driver scheduling problem. Crew scheduling problem. VNS. Metaheuristic. Brazil.
Titulação: Mestre em Ciência da Computação
Banca:
Ademir Aparecido Constantino [Orientador] - UEM
Wesley Romão - UEM
Silvio Alexandre de Araujo - UNESP
Resumo:
Resumo: Para que o sistema de transporte público seja prestado com qualidade é necessário investigar e resolver inúmeros problemas, e dentre os problemas computacionais, existe o Problema de Escalonamento de Motoristas de Ônibus (PEMO), o qual é NP-difícil. Este trabalho apresenta quatro novos algoritmos da meta-heurística VNS para o PEMO, um GVNS e três VNS denominados adaptativos. Os quatro algoritmos possuem uma fase construtiva em comum e uma fase melhorativa que os diferem, tal que na fase melhorativa, os métodos Processo de Corte e Recombinação (PCR) e k-swap foram aplicados. Os algoritmos foram avaliados ao serem aplicados em instâncias da cidade de Maringá, PR. Na avaliação dos algoritmos propostos, foi constatado que todos são competitivos, pois eles geraram soluções melhores em relação à função de custo ao serem comparados à uma outra abordagem recente, tal que o melhor algoritmo proposto obteve melhores soluções na faixa de 4% a 14%. E em relação a um limite inferior o melhor algoritmo ficou na faixa de 12% a 25% acima desse limite.

Abstract: For the public transport system being provided with quality, it is need to tackle numerous problems and one of them is the Bus Driver Schedule Problem (BDSP) which is NP-hard. This work presents four new algorithms of the VNS meta-heuristic for the BDSP, one GVNS and three VNS named adaptatives. The four algorithms have a constructive common phase and an improved phase that differs them, such that in the improved phase, the Cut and Combine Process and k-swap were applied. The algorithms were evaluated applying them on instances of Maringá, PR, Brazil city. In the algorithm evaluations was found that all are competitive when they were compared with another recent approach, because they generated better solutions with respect to the cost function, such that the best algorithm obtained better solutions in the range of 4% to 14%. With respect to a lower bound the best algorithm got the range of 12% to 25% over this bound.
Data da defesa: 16/12/2016
Código: vtls000225252
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2016
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Ademir Aparecido Constantino
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Tecnologia . Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Nível: Dissertação (mestrado em Ciência da Computação)
UEM: Departamento de Informática

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Allainclair Flausino dos Santos.pdf
Tamanho: 15178 Kb (15542270 bytes)
Criado: 12-04-2017 16:54
Atualizado: 12-04-2017 17:24
Visitas: 881
Downloads: 6

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.